Uma série de opções para todos os bolsos e gostos. É isso o que os visitantes encontram pelos corredores da PET South America, organizada pela promotora de eventos NürnbergMesse Brasil. Mas um nicho de produtos chama a atenção. É o mercado voltado à sustentabilidade. Entre as novidades do setor pet, é possível encontrar desde escova produzida com milho, batata e polvilho até areia biodegradável e acessórios sustentáveis.
A empresa Pet Five trouxe à feira duas linhas sustentáveis, a Viva Verde – Vida Descomplicada – e a Viva Verde – Limpeza Plena. Ambas compostas por areia 100% natural, feita apenas de milho e mandioca. Elas são biodegradáveis, podem ser descartadas no vaso sanitário e oferecem benefícios à natureza, além de serem importantes para a saúde dos gatos.
“A ideia de criar esses produtos veio da necessidade de pensar na questão ecológica e na saúde do animal, afinal essas areias não soltam poeira, evitando problemas respiratórios. E, por terem uma coloração clara, o tutor e o veterinário conseguem identificar qualquer tipo de alteração na urina”, explica Renata Pedrosa, assistente de marketing da marca.
Já a MBS Pro Grooming apresentou duas escovas de pelos, importadas da marca Bass, produzidas com materiais sustentáveis. A escova Bio-Flex, fruto de uma inovação ecológica, possui cabo feito de milho, batata e polvilho. Sua produção exige 70% menos de CO² se comparada à dos cabos de plásticos tradicionais. Além disso, a marca expositora ainda trouxe ao pavilhão do São Paulo Expo uma escova 100% produzida com bambu.
Quando o assunto é conforto para pets e produtos sustentáveis para seus tutores, a empresa Pet Jr é especialista no assunto. “Temos desde cama e colchonete até cesto de brinquedos. Todos feitos com algodão, como se fosse poliéster. É como se resgatássemos 12 garrafas pet por metro de tecido”, afirma Ellen Rosaboni, diretora e idealizadora da marca.