A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, realizou a reciclagem de cerca de 1,5 tonelada de uniformes antigos, que foram transformados em 5.500 cobertores que estão sendo distribuídos para instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade (4.500 peças) e de proteção animal (1.000 peças em tamanho menor) neste inverno.
Esta é a 7ª edição do Programa de Reciclagem de Uniformes da FedEx Express, que, desde o seu primeiro ano, já beneficiou cerca de 60 instituições e aproximadamente 16 mil pessoas e 4 mil pets. A campanha faz parte do FedEx Cares, programa de engajamento comunitário global da empresa que, neste caso, visa a proporcionar o descarte correto dos uniformes, ao mesmo tempo que gera contribuições sociais, econômicas e ambientais.
Guilherme Gatti, vice-presidente de operações da FedEx Express no Brasil, conta que a companhia adota uma filosofia prática de sustentabilidade que ajuda a identificar e implementar iniciativas certas para lidar com impactos materiais e impulsionar a abordagem Reduzir, Substituir e Revolucionar. “Com a reciclagem de uniformes, além de apoiar o trabalho fundamental dessas instituições em prol de pessoas e animais em situação de vulnerabilidade, também contribuímos para uma economia solidária e minimizamos o impacto das nossas operações no meio ambiente”, explica.
Ao desenvolver os cobertores, a FedEx gera ganhos ambientais, como a redução da emissão de gases de efeito estufa que ocorreria por meio do uso de outros métodos de descarte de tecidos. As peças são recicladas com o apoio da Retalhar, empresa socioambiental especializada no reaproveitamento e destinação correta de roupas.
Além das peças transformadas em cobertores, a FedEx também fez a doação de outra 1,2 tonelada de uniformes para reciclagem e destinou quase 800kg de material não-reciclável para coprocessamento. Com isso, estima-se que aproximadamente 29 m³ de aterro sanitário tenham sido poupados, o equivalente ao volume ocupado por quase 8 carros populares. ¹
As entregas dos 5.500 cobertores estão sendo realizadas desde o mês de julho para ONGs de diferentes estados, proporcionando mais conforto e dignidade para as pessoas durante o inverno.
Responsabilidade social e sustentabilidade: Por meio do FedEx Cares, a empresa também apoia o Junior Achievement, o Programa Na Mão Certa, o Exército de Salvação, o Movimento União BR e a Amigos do Bem. As cerca de 100 filiais da companhia espalhadas pelo Brasil também realizam ações para ajudar ONGs locais.
A FedEx conta, ainda, com outras iniciativas sustentáveis. Em março de 2021, a companhia anunciou o objetivo de investir, inicialmente, US$ 2 bilhões para ter globalmente operação neutra em carbono até 2040. Isso está sendo feito por meio de projetos de energia sustentável, sequestro de carbono e eletrificação de veículos, incluindo a contribuição de US$ 100 milhões à Universidade de Yale para ajudar a estabelecer o Yale Center for Natural Carbon Capture. ²
No Brasil, a companhia está realizando um projeto-piloto com motocicletas elétricas em Recife (PE) e Brasília (DF). A empresa espera que, até 2040, toda sua frota de coleta e entrega (PUD) seja de veículos elétricos de emissão zero. A substituição será realizada por meio de um programa faseado: a empresa planeja que, até 2025, 50% das compras globais de veículos PUD da FedEx Express sejam de modelos elétricos, chegando a 100% até 2030.³