Em setembro de 2015, os 193 países membros das Nações Unidas adotaram uma nova política global: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, cuja missão é promover o desenvolvimento mundial e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Para isso, foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas – a serem alcançadas por meio de ações conjuntas entre governo, organizações, empresas e sociedade.
No entanto, dados do relatório ‘The Last Call for Sustainability’ do IBM Institute for Business Value (IBV) mostram que, embora 90% das empresas digam que estão comprometidas com a criação de soluções sustentáveis, menos de um terço realmente definiu metas de medição e progresso neste processar. O que significa que a maior parte do mundo corporativo ainda não identifica a sustentabilidade como aliada estratégica, tanto para os negócios quanto para a sociedade.
“É preciso uma mudança de mentalidade no mercado para desenvolver modelos de trabalho que nos permitam aproveitar todo o potencial positivo das práticas sustentáveis. Atuar de forma mais responsável e consciente é estratégico para a competitividade e sobrevivência de uma empresa”, destaca Sergio de Carvalho Mauricio, presidente executivo da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.
Cada ODS representa um desafio que precisa ser alcançado no desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo para alcançar a Agenda 2030. Não há como desenvolver ESG (Ambiental, Social e Governança) nas empresas sem um plano de metas alinhado com os ODS, exceto uma gestão equilibrada e transparente.
A ONU e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) criaram o Guia SDG, que descreve cinco passos para ajudar as empresas nesta jornada:
- Entendendo os ODS: Em primeiro lugar, é importante se familiarizar com os ODS e entender as oportunidades e obrigações que eles representam para o seu negócio.
- Definição de prioridades: aproveite as oportunidades e os desafios apresentados pelos ODS e defina quando as prioridades da sua empresa o ajudarão a focar seus esforços.
- Definição de metas: A definição de metas é construída diretamente nos resultados da avaliação de impacto e priorização abordada na etapa 2 e é essencial para um bom desempenho.
- Integração: Como resultado da definição de metas, você terá KPIs específicos identificados e metas definidas para cada uma das prioridades estratégicas de sua empresa. Integrar a sustentabilidade aos negócios principais e incorporar metas em todas as funções é fundamental para atingir essas metas.
- Relatórios e Comunicação: Na última década, as práticas de divulgação de sustentabilidade corporativa aumentaram dramaticamente de acordo com a demanda de informações das partes interessadas. É importante relatar e comunicar continuamente seu progresso em direção aos ODS para entender e atender às necessidades de suas partes interessadas.
Porém, antes de embarcar nessa jornada, as empresas precisam se preparar, e Sergio de Carvalho Mauricio desenvolveu algumas dicas adicionais para isso:
- Faça um diagnóstico: É fundamental entender o nível de maturidade da empresa e sua realidade atual. Qual é o “norte” da sociedade? Qual é o propósito de praticar ESG? Isso é apenas um desejo de liderança ou é compartilhado por toda a organização?
- Esteja aberto a mudanças: a empresa (e seus funcionários) está realmente disposta a mudar sua forma de operar e investir o que for preciso? Para a implementação do ESG, a transformação da cultura corporativa é essencial;
- Reavalie as estratégias de negócios: Com uma imagem de sua posição atual, o próximo passo é definir o melhor caminho a seguir na jornada ESG. Crie um plano de trabalho com metas e objetivos realistas. É fundamental que o plano de trabalho aborde cada pilar do ESG – Ambiental, Social e Governança;
- Esforce-se para melhorar continuamente: os resultados da medição são muito importantes! Revise constantemente seu progresso, pontos fortes e fracos e faça os ajustes necessários para seguir em frente.