Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.
De janeiro a março de 2022, a Prolata viabilizou a reciclagem de 4.760 toneladas de embalagens de aço em Pernambuco, de acordo com o levantamento feito pela Associação. É a primeira vez que o estado se destaca e apresenta o melhor resultado do trimestre.
No estado, há duas cooperativas da Associação, localizadas em Recife, além de um entreposto, que fica em Petrolina. Em todo o Brasil, a Prolata tem parceria com 65 cooperativas, 36 entrepostos, além de 215 pontos de recebimento.
Criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), a Prolata tem como objetivo permitir que as latas de aço pós-consumo sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-as em novas latas ou em outros itens que utilizam o aço como matéria-prima.