Depois de beneficiar mais de 600 mil brasileiros no semiárido, na Amazônia, no Rio de Janeiro e em comunidades de São Paulo, no Dia Mundial da Água, novos projetos da água AMA, da Ambev, focados em beneficiar a população em situação de vulnerabilidade social, chegam na capital paulistana, junto à Central Única das Favelas (CUFA) e à Florescer Brasil.
Além de cinco bebedouros públicos que foram instalados em Paraisópolis, Heliópolis e Jardim da Conquista, em parceria com a CUFA, nove terminais urbanos de ônibus da cidade de São Paulo vão receber totens de água filtrada.
Nas comunidades, os bebedouros foram projetados para atender às diferentes necessidades da população, que podem direcionar até galões de água para serem abastecidos com facilidade. Os espaços foram instalados nas sedes da CUFA, responsável pela manutenção e conscientização sobre o uso da água junto aos moradores. Além disso, em alguns pontos, a disponibilidade da água será de 24h por dia, dependendo do horário de funcionamento da CUFA em cada localização.
“A água é o bem essencial mais importante para o ser humano. E, infelizmente, por algum tempo, o acesso a esse bem não foi tão simples. E até hoje, temos algumas dificuldades em relação a esse tema. Por isso, unir forças com a AMA, a Ambev e a Florescer Brasil é tão importante! E disponibilizando as nossas bases, conseguiremos levar água de qualidade a milhares de moradores de favelas de São Paulo”, celebrou Geovana Borges, diretora institucional da CUFA.
Para viabilizar a ação, a companhia contou com a parceria da Deep, empresa que desenvolve iniciativas voltadas à energia e saneamento, além do envolvimento e colaboração da Sabesp e da Prefeitura de São Paulo. Os bebedouros estão localizados nos endereços:
- Arena Unidos do Parque (Parque Jardim da Conquista) — Vila Bela, Jardim da Conquista
- Rua Cristo Redentor, 890 — Cidade Nova, Heliópolis
- Rua Cel. Silva Castro, 173 — Cidade Nova, Heliópolis
- Rua Independência, 444 (Praça da Cidadania de Paraisópolis) — Vila Andrade, Paraisópolis
- Rua Melchior Giola, 103 — Vila Andrade, Paraisópolis
Com Florescer Brasil, a aposta foi em bebedouros no formato de totens, uma solução sustentável e de fácil acesso, para que as pessoas tenham água potável e de qualidade no dia a dia gratuitamente. Serão dez totens instalados em nove terminais urbanos de ônibus. A estimativa é que mais de 420 mil pessoas em situação vulnerável sejam impactadas com a iniciativa, que tem início em 22 de março, Dia Mundial da Água. As pessoas poderão abastecer suas garrafinhas com água filtrada nos terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Pinheiros, Pirituba, Princesa Isabel e Vila Nova Cachoeirinha.