Pesquisa recente da Opinion Box indica mudança na forma como as pessoas em geral se relacionam com o deslocamento individual depois da pandemia
Uma das opções de transporte limpo que mais se destaca no mundo todo, é a bicicleta. Além dos benefícios sustentáveis, ela também estimula a atividade física e proporciona diversos benefícios à saúde. Por isso, para incentivar ainda mais o uso da famosa ”magrela”, a ONU decretou o dia 03 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta.
Segundo a Aliança Bike, só em 2022 a procura por bikes cresceu de 9,64% quando comparada ao ano anterior. Foram aproximadamente 44.833 unidades, o que movimentou R$304,9 milhões em vendas. A previsão para 2023 é de um crescimento entre 19% e 27%.
De acordo com Arcon, a E-Moving investe em ofertas de produtos e serviços, e cresceu 6 vezes nos últimos três anos. E foi assim que a startup conquistou cada vez mais clientes, como os estudantes da Share Student Living.
Jovens optam por estilo de vida “compartilhado”
Pesquisa recente da Opinion Box indica mudança na forma como as pessoas em geral se relacionam com o deslocamento individual depois da pandemia: 31% dos entrevistados declararam que o uso do carro diminuiu ou diminuiu muito. Para esses, a redução do uso se deve principalmente ao aumento dos gastos com combustíveis (48%), mas também às jornadas em home office (26%) e ao trabalho de forma híbrida (22%).
“Está mais caro andar de carro, e cada vez mais existe uma conscientização sobre os pontos negativos desse tipo de transporte convencional, e das possibilidades que existem para se locomover de forma mais prática, rápida e barata, e sem emitir carbono na atmosfera, deixando de causar danos ao meio ambiente”, comenta o CEO da E-Moving.
“Novo normal” impacta na arquitetura dos residenciais
A mudança de comportamento em relação à mobilidade tem sido tanta, que até os projetos de engenharia da Share Student Living mudaram: apesar de todos os prédios terem bicicletários, nem todos possuem estacionamento.
A malha cicloviária de São Paulo é a maior do país. Até o ano passado, eram 699,2 quilômetros de extensão e a atual prefeitura promete expandir mais 1.000 km até 2024. E essa necessidade é comprovada pelos contadores mantidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Essa facilidade tem mudado a vida de estudantes que vêm morar em São Paulo para estudar. Na Unidade do Butantã da Share Student Living, um dos moradores que mais utiliza a bicicleta elétrica de e-moving é o italiano Christian Abd El Nour, de 22 anos, que está em São Paulo apenas durante este semestre para cursar Administração na Faap, como parte de um Programa de Intercâmbio da Universidade onde estuda, em Milão.
“Eu uso a bike elétrica todos os dias para ir e voltar da faculdade, assim como para fazer programas culturais. Em Milão, não consigo andar tanto de bicicleta, porque não temos tantas ciclovias como aqui, além de o trânsito ser um pouco pior”, explica o estudante. O mineiro Marcos Teixeira, de 24 anos, que faz Engenharia de Produção na USP, confirma que a bicicleta elétrica traz muita praticidade e que a usa quase todos os dias para ir à faculdade ou à academia: “Fez uma diferença enorme no meu dia a dia”.