Localizado na capital de São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena.
Trata-se de um novo conceito de museu, que nasce com uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo do tempo e a partir da experiência, com o objetivo de fortalecer e ampliar o protagonismo indígena em todas as etapas, dimensões e aspectos do trabalho a ser desenvolvido. Este será um museu único: público, mas gerido em parceria com os próprios representantes indígenas, localizado em uma grande metrópole, e que reunirá pessoas de diferentes etnias e representações.
Um espaço de diálogo intercultural, de valorização e reconhecimento da pluralidade, de encontros e descobertas da nossa própria história. Um lugar em que a memória e a ancestralidade informam sobre a construção de um projeto de futuro para todos, em que os povos originários possam compartilhar suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias.
A instituição está em processo de instalação das exposições para abrir ao público em breve. O MCI é uma conquista dos povos indígenas, e estará em constante processo de construção a partir de diversas participações e contribuições, neste território da cidade, para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.