Green Mining e cerveja Corona transformaram resíduos plásticos em utensílios como abridores, chaveiros e porta-copos
Proteger os paraísos naturais do Brasil e do mundo tem sido a missão do projeto Protect Paradise, iniciativa da startup de logística reversa inteligente Green Mining em parceria com a cerveja Corona, marca da Ambev, e que esteve presente na 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, maior evento esportivo de vela da América Latina, ocorrido entre 20 e 30 de julho. Com o objetivo de estimular moradores locais e visitantes do evento a darem o destino correto para plásticos descartados, a ação recebeu o equivalente a mais de 7.800 tampinhas plásticas que o público levou para serem transformadas em utensílios.
No estande do Protect Paradise, era possível conferir, de perto, todo o processo de reciclagem dos resíduos que ganhavam uma “segunda vida” – desde a trituração do plástico, separação por cor, até a produção de chaveiros, abridores de garrafa, mosquetões e porta-copos. Para ganhar um dos utensílios, bastava levar as tampinhas para reciclar.
“Há estudos que comprovam que, infelizmente, os oceanos já são os maiores depósitos de lixo plástico no mundo. Por isso, seguimos na luta pela proteção dos paraísos naturais e o Protect Paradise, além de atuar em prol do meio ambiente, mostra na prática que o plástico não é lixo e pode sim ter novas utilidades, que deve ser reciclado. Estamos conscientizando e contribuindo com a preservação”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.
De acordo com um estudo produzido pela 5 Gyres Institute, organização sem fins lucrativos que investiga as principais questões mundiais sobre a poluição plástica, estima-se que o lixo plástico no oceano some 170 trilhões de partículas, o que significaria uma massa total de 2,3 milhões de toneladas de plásticos nos mares do mundo. A pesquisa afirma que, sem uma ação política urgente, a quantidade de plástico nos oceanos pode aumentar cerca de 2,6 vezes até 2040.
Desde o seu lançamento, em 2021, o Protect Paradise já recolheu e reciclou dezenas de toneladas de recicláveis descartados em diversos paraísos naturais, com o apoio da cerveja Corona, como em Trancoso (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Fernando de Noronha (PE).
“Somar esforços em iniciativas como essa em parceria com a Green Mining é muito importante para a Corona, pois somos uma marca nascida na natureza e que quer estar presente como aliada do meio ambiente. Ressignificar os resíduos para que eles possam ser utilizados novamente é uma das maneiras criativas de lidarmos com a questão do descarte, sempre direcionando os materiais para os locais adequados”, comenta o Head de marketing de Corona, Rodolfo Carvalho.