Além de fazer bem à saúde, leite de aveia conquista cada vez mais os consumidores pelo sabor e já é substituto comum ao leite de vaca
Se tornou cada vez mais comum encontrar diversas alternativas de leites vegetais quando se vai às compras. Seja por ativismo animal, vontade de contribuir com a preservação do meio ambiente ou até mesmo por questões de saúde, essas opções não são mais secundárias, mas passaram a ser a escolha de boa parte dos consumidores. A opção do leite vegetal de aveia tem sido adotada de forma cada vez mais comum, principalmente por ser um substituto ao leite de vaca e conquistar o paladar das pessoas por sua textura semelhante e sabor naturalmente adocicado.
Além das preocupações de sustentabilidade, o crescente número de pessoas que seguem uma dieta vegana ajudou o leite de aveia a se tornar mais popular. De acordo com uma pesquisa da rede alemã de supermercados veganos Veganz, 2,6 milhões de pessoas declararam serem veganas em uma pesquisa de 2020. Isso representa o dobro do que foi registrado quatro anos antes. O aumento do número de pessoas com intolerância à lactose faz crescer as vendas de leite de aveia em alguns países. Pesquisas descobriram que entre 90% e 100% das pessoas do leste asiático têm problemas para consumir lactose, tornando os leites vegetais mais atraentes nesses mercados.
As vendas de leites vegetais aumentaram significativamente nos últimos anos, mas o mercado de leite de aveia tem visto, de longe, o maior crescimento. Somente nos EUA, as vendas no varejo de leite de aveia aumentaram mais de 50%, para US 527,44 milhões em 2022 – indicando seu apelo em massa entre os consumidores.
Seja para consumir puro, usar em receitas ou misturado com outros alimentos e bebidas, o leite de aveia é mesmo um produto que veio para ficar. Suas origens datam do início da década de 1990 por Rickard Öste, que foi quem inventou a bebida, mas ela começou a se popularizar mesmo com sua oferta nas cafeterias dos Estados Unidos e Reino Unido por volta de 2017.
A bebida há muito tempo deixou de ser uma alternativa ao leite de vaca para ser uma substituta. Além de fazer bem à saúde, pode recriar o perfil sensorial do leite de vaca e desempenhar o mesmo papel que esse tem na rotina das pessoas, seja elas veganas ou não, intolerantes à lactose ou com APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca).
6 Segredos sobre o leite da aveia que todo mundo precisa saber
O leite de aveia também vem ganhando destaque no segmento por entregar diversos benefícios nutricionais, podendo ser uma das melhores opções quando falamos sobre saúde. Para ser transformado em leite, o cereal é hidratado, batido e coado, formando um estrato que consegue preservar parte dos nutrientes da aveia e assim, é capaz de proporcionar aos consumidores os principais benefícios da aveia in natura.
- Ele é rico em fibras (solúveis e insolúveis) que ajudam o organismo a eliminar gorduras que podem bloquear artérias – importante para quem quer diminuir o colesterol, melhorar a flora intestinal, auxiliar o fortalecimento do sistema imunológico e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
- O leite de aveia é também menos calórico do que a versão de origem animal, mais leve e menos indigesta, além de o cereal ter baixo custo, sendo uma opção mais econômica de produção em relação aos tipos de leite vegetal disponíveis no mercado, que possuem alto custo, como a soja e a castanha.
- A aveia também é mais acessível por ser uma cultura perfeita para as condições climáticas do Brasil e ter seu manejo simplificado. Outro fator que fez o leite de aveia se popularizar é o fato de ser um dos de menor impacto no meio ambiente (sem mencionar a exploração animal, é claro), se comparado ao leite de vaca e sua matéria-prima e outras variações de leites vegetais.
- O consumo de apenas um copo (200mL) de leite por dia ao longo de um único ano representa o uso de 652m2 de terra, mas se o leite for trocado por leite de aveia, esse número diminui para 36m2. Além disso, a aveia tem a capacidade de regenerar o solo, deixando um rastro positivo.
- O uso da água – tão discutido, também é relevante e alguém que toma um copo por dia durante um ano está usando 45.733L de água (equivalente a 703 banhos de 8 minutos) nesse consumo, enquanto alguém que toma a mesma quantidade, mas de leite de aveia, consome cerca de 3.512L de água (equivalente a 54 banhos de 8 minutos).
- A emissão dos gases de efeito estufa também é outro fator impactante ao meio ambiente e o consumo de leite de vaca é 3,5 vezes maior se comparada à do consumo de leite de aveia. Beber um copo de leite de vaca por dia emite 229kg CO2e por ano, mas beber a mesma quantidade de leite de aveia emite só 65kg CO2e no mesmo período.