A rede Fairmont permanece há mais de 25 anos com compromisso em atingir as metas de redução de emissões, abraçando iniciativas de preservação desenvolvidas pela Accor
E, desde a sua inauguração em 2019, a primeira unidade da marca de luxo da Accor na América do Sul, em Copacabana, mantém o compromisso global da rede que visa reduzir os impactos ambientais causadas por suas operações.
As ações garantem ao Fairmont Rio de Janeiro Copacabana o ACQUA-HQE, certificado internacional de construção sustentável, desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQEtm (Haute Qualité Environnementale).
Para confirmar o compromisso com a responsabilidade socioambiental, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana adota práticas sustentáveis em sua rotina operacional e consolida o seu compromisso em eliminar todos os resíduos plásticos de quartos, áreas de reuniões e restaurantes. Dentre as novas ações estão a substituição das embalagens plásticas de uso único por papéis biodegradáveis e recicláveis nos amenities; a mudança dos sacos plásticos de lixo por papel kraft, considerada a melhor alternativa por ser 100% natural.
“A excelência na hospitalidade vai além de receber bem as pessoas. É necessário que a sustentabilidade seja pensada como parte estratégica do negócio e faça parte do dia a dia da operação. Por isso, engajamos todos na responsabilidade social, econômica e ambiental, conscientizando nossos colaboradores, fornecedores e hóspedes”, diz Netto Moreira, diretor-geral do Fairmont Rio.
Fairmont Rio Carbono Zero
Como referência para a indústria em práticas de conservação, o Fairmont e a Accor anunciaram a meta de atingir as emissões líquidas de carbono zero até 2050. Para Netto Moreira, experiências genuínas promovem um rico intercâmbio cultural entre as comunidades, assegurando a gestão de longo prazo do nosso planeta.
Acompanhando o avanço da tecnologia mais ecológica no setor automobilístico, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana possui duas estações de carregamento elétrico com padrão europeu Tipo 2 (potência 11kW), que permitem o abastecimento de todos os modelos de carros elétricos e híbridos compatíveis com o padrão Tipo 2, com recarga gratuita para os hóspedes.
Pequenos detalhes para impactar positivamente
A economia de energia continua sendo de grande preocupação, com o uso de equipamentos mais eficientes que proporcionam um menor consumo energético, com lâmpadas LED e ar-condicionado com reaproveitamento de calor.
O uso de lâmpadas de LED também garante economia de 33% nos gastos com iluminação, enquanto o isolamento térmico de envoltória e os equipamentos de ar-condicionado, com reaproveitamento de calor, possibilitam mais 34% de economia energética. Além disso, um sistema de automação permite que os consumos de água e energia sejam monitorados em tempo real.
Nos banheiros a utilização de mecanismo de descarga dual e redutores de vazão nos chuveiros, torneiras e sensores garantem a economia de energia e de água. Na lavanderia, foram adotados produtos naturais e com alta diluição, para maior desenvolvimento sustentável.
Todas as mudanças listadas estão sendo efetivadas para o atendimento dos 375 quartos do hotel. É possível encontrar bebedouros para incentivar o uso de squeezes por hóspedes e colaboradores. O conjunto das iniciativas listadas ampliam algumas práticas implantadas desde a inauguração do hotel, em 2019, que se compromete ainda mais com o desenvolvimento sustentável e a redução do impacto ambiental em toda a sua operação.
Gastronomia Sustentável
O apiário familiar Amigos da Terra, em Nova Friburgo, é o responsável pela produção artesanal de uma linha exclusiva do mel orgânico, que é consumido em todo hotel. O Fairmont prioriza a compra de produtos locais como um todo, não apenas o mel. O peixe fresco que é servido aos hóspedes e clientes é comprado diretamente da Colônia de Pescadores Z13, em frente ao hotel, no posto 6 em Copacabana.
Os parceiros do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana fazem parte do valor mundial da rede Fairmont que busca valorizar os pequenos produtores locais e movimentar a economia do estado, fazendo parte da comunidade em que o hotel está inserido, criando conexões com a população de cada local.
Em continuidade à adequação de práticas mais ecológicas, na cozinha e restaurantes, o hotel aderiu ao programa de reaproveitamento de alimentos, o Comida Invisível, tecnologia para conectar quem quer doar alimentos com quem precisa de doações. Além disso, o sistema de coleta seletiva do lixo e o descarte correto do óleo de cozinha são realizados através de parcerias com empresas especializadas.