Muito antes dos temas estarem em alta, o luxuoso Resort, idealizado por Marlon Brando e Richard Bailey, já foi construído com todo cuidado e a finalidade de estar em harmonia com a natureza do atol
Ao trabalhar em conjunto com seu parceiro de administração sem fins lucrativos, o Tetiaroa Society, o The Brando liderou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias e iniciativas que causaram um importante impacto no mundo e que vai além das margens deste resort remoto e idílico. São incontáveis os programas de pesquisa e conservação do The Brando e listamos todas elas:
- Ar-condicionado em alto mar: é o primeiro sistema SWAC (Sea Water Air Conditioning) na Polinésia Francesa retirando água quase 3.000 pés abaixo do nível do mar para resfriar todos os edifícios do resort. Já o consumo de energia necessária para o ar condicionado, reduziu em quase 90% e a energia total em aproximadamente 60%.
-
Energia solar: o hotel possui mais de 4000 painéis solares ao longo da pista de pouso, fornecendo 60% do consumo de eletricidade. Os aquecedores solares, fornecem quase todas as necessidades de água quente do hotel.
-
Gestão de água: 55% da água do resort é proveniente da recuperação da água da chuva, inclusive para piscinas e lavanderia. É extraída da lente de água doce do atol e da planta de osmose para purificação de água ecológica. A água do mar é dessalinizada e utilizada nos banheiros. E não para por aí, os jardins são irrigados com sistema de reciclagem de efluentes. E o hotel, oferece água com gás e sem gás engarrafada no local, com sistema Natural Water, para os hóspedes.
-
Redução de resíduos: já são 29 linhas de triagem de resíduos diferentes, das quais 15 linhas vão para reciclagem. Além disso, é utilizado garrafas de vidro trituradas no local e usadas para fazer caminhos de areia. Sem contar, que já são dois biodigestores que processam e transformam até 300 kg de resíduos alimentares diários em composto rico em nutrientes.
-
Projeto de Restauração do Atol Tetiaroa: um programa de vários anos que envolve especialistas mundiais em restauração de ponta, biossegurança e pesquisa científica.
-
Produção de alimentos: o The Brando utiliza técnicas agrícolas ancestrais da Polinésia que permitem a colheita de frutas e vegetais de alta qualidade, apesar de um solo de coral. Grande variedade de produtos tropicais são cultivados no local para os restaurantes. E além dessa técnica, já são 70 colmeias espalhadas por três motus com uma produção de 2 toneladas de mel por ano, em média.
-
Biossegurança: os protocolos de biossegurança incluem o controle de todos os tipos de plantas recebidas para preservar espécies endêmicas e nativas do atol.
-
Iniciativa Blue Climate Initiative (BCI): o lançamento de uma campanha global chamada Blue Climate Initiative (BCI), foi inspirado em uma conversa entre o fundador do resort, Richard Bailey e Barack Obama e o objetivo, é reunir as maiores mentes do mundo para acelerar as soluções oceânicas para as mudanças climáticas, combinando pesquisa científica com inovação. O BCI recebeu o apoio de alguns dos maiores especialistas e defensores da sustentabilidade do mundo, incluindo Sylvia Earle e Costas Christ, Marc Benioff, Laura Turner Seydel, S.A.S. e Príncipe Albert II de Mônaco. Um fato importante, é que já reuniu mais de 200 cientistas e defensores dos oceanos para seu evento inaugural em maio de 2022.
-
Monitoramento de tartarugas marinhas verdes: o trabalho de campo monitora a desova de tartarugas a cada ano e registra dados vitais sobre o comportamento e os locais de nidificação. As tartarugas que nidificam no Motu Onetahi também se tornam parte do programa de educação para os hóspedes.
-
Shark Ecology and Behavior: A Universidade de Washington utiliza receptores acústicos debaixo d’água para rastrear o comportamento dos tubarões locais e entender os hábitos desses predadores-chave.
-
Tetiaroa Cultural History: são programas de arqueologia que pesquisam antigas habitações polinésias e locais cerimoniais, incluindo toponímia (topônimos) e tradições orais para entender a história pré-europeia de Tetiaroa e a importância do seu papel na história local.
-
Programa de erradicação de mosquitos, com o apoio da Tetiaroa Society, Louis Malardé: um laboratório público de pesquisa no Tahiti, que desenvolveu um programa de erradicação de mosquitos usando uma bactéria natural encontrada em todos os insetos. Esta solução foi testada extensivamente em Tetiaroa e agora é dimensionada para aplicação em áreas geográficas maiores, como Bora Bora.
-
Programa Educacional: o programa de educação usando o resort como uma sala de aula, fornece estudo a mais de 5000 estudantes locais. Os assuntos são sobre o mundo natural e cultural de um atol e a importância da sustentabilidade. É também preparada a educação da equipe para otimizar as operações com tecnologia pioneira e pequenas iniciativas que contribuem para a redução de emissões de carbono.