Em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a marca ativista de saúde da pele realiza ação a bordo de um caminhão equipado com salas de cirurgia dá continuidade ao projeto em Araras
Sempre engajada em promover mais qualidade de vida para todas as peles, há mais de 10 anos a La Roche-Posay realiza o Tour de Combate ao Câncer da Pele, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Desde 2015 o projeto inclui uma visita à comunidade de Araras (distrito de Faina – GO), que possui cerca de 800 moradores, para promover o acesso ao atendimento médico gratuito e diagnóstico, com foco nos pacientes portadores do gene que provoca o xeroderma pigmentoso – uma rara doença, sem cura, que aumenta em mil vezes a probabilidade de desenvolvimento do câncer da pele.
Além da realização de cirurgias dermatológicas, o projeto também leva para os moradores da região uma agenda que visa a promoção da saúde em diversas especialidades, com atividades de conscientização e acolhimento da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Edição 2023 Tour de Combate ao Câncer de Pele
A edição 2023 contou com uma comitiva de 24 pessoas da La Roche-Posay e da SBD nacional e regional de Goiás, incluindo:
- 16 médicos dermatologistas e também cirurgiões, oftalmologistas e clínicos gerais.
- Uma mega estrutura foi preparada ao redor do tradicional caminhão da La Roche-Posay, esterilizado e equipado com 3 salas de cirurgias e, com o apoio da Prefeitura local e da Associação Brasileira de Xeroderma Pigmentoso (ABRAXP), os atendimentos também foram realizados na escola do povoado.
- A marca distribuiu produtos e acessórios, incluindo a doação de 76 unidades de óculos de grau, em parceria com a Ótica Vera Cruz, para moradores da região.
Apoio OVG (Organização das Voluntárias de Goiás)
Neste ano, a expedição pôde contar pela primeira vez com a presença da OVG (Organização das Voluntárias de Goiás), entidade sem fins lucrativo, que em parceria com o Governo do Estado, proporciona dignidade e respeito ao investir na cidadania por meio de programas sociais, beneficiando diversos segmentos da população, entre eles:
- crianças
- adolescentes
- estudantes
- gestantes
- dependentes químicos
- vítimas de queimaduras
- famílias em situação de vulnerabilidade social.
“A edição de 2023 é muito especial porque além de ser a primeira expedição após o período de pandemia, também estamos aliando forças pela primeira vez com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), para consolidar uma ação acordada em 3 frentes atuantes: saúde, ação social e cidadania“, complementa Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa & Direitos Humanos L’Oréal Brasil.
Ao longo dos dois dias de realização do projeto (5 e 6 de maio), foram realizados 80 atendimentos clínicos, sendo que em 36 pacientes, foram 64 lesões removidas através de cirurgia dermatológica.
Sobre o povoado de Araras
O povoado de Araras, a 280 quilômetros de Goiânia, é o lugar do mundo com o maior índice de xeroderma pigmentoso. Segundo a SBD, enquanto no mundo a incidência da doença é de um para um milhão, no povoado de Araras acomete um em cada 40 habitantes.
A explicação para o alto índice de pessoas com mutação genética rara pode estar na consanguinidade, devido ao grande número de casamentos entre parentes. Além da alta predisposição para o surgimento de lesões e tumores cancerígenos, a doença também provoca
- hipersensibilidade à luz
- bolhas, manchas
- envelhecimento precoce
- cegueira – devido às lesões nos olhos
- mutilações, pois muitas regiões do corpo como nariz, boca e dedos, precisam ser removidas em função dos tumores.
Além disso, tanto os pacientes que possuem a doença ativa quanto as demais pessoas que possuem o gene, mas não necessariamente apresentam a manifestação da doença, vivem isolados dentro de suas casas, restringindo suas atividades em grande maioria do tempo ao período noturno, por não poderem se expor ao sol.
Dessa forma, sua qualidade de vida é altamente impactada, tanto por terem suas rotinas alteradas pela impossibilidade de exposição ao sol, quanto pelas consequências físicas e emocionais provocadas pela doença, direta e indiretamente, em pacientes, familiares e demais pessoas da comunidade.
Alguns moradores da região já passaram por dezenas de cirurgias, no corpo e no rosto. E neste ano, outros moradores de cidades vizinhas também viajaram até o povoado na expectativa de receber o atendimento gratuito e usufruir das demais atividades oferecidas, como o mapeamento genético capaz de identificar a presença do gene.
O médico dermatologista e cirurgião Carlos Barcauí, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), estará à frente da caravana que sai de outras partes do país em direção à Araras para três dias de atendimentos no local. “São dias muito intensos, de trabalho árduo, porém muito gratificante e recompensador. É uma ação que é motivo de muito orgulho para a SBD, que cumpre o seu papel de levar conhecimento, prevenção e tratamento das doenças dermatológicas para nossa população” – revela o especialista.
Miriam Castilho, dermatologista, destaca a relevância da ação em Araras com a troca de experiências entre colegas. “A realização das cirurgias dermatológicas é tentar atender as necessidades da população de Xeroderma e com outros com problemas dermatológicos. Alguns pacientes ficam na fila do SUS meses aguardando cirurgia, e na ação conseguem a remoção das lesões e com especialistas nacionais“, destaca a médica associada da SBD, responsável no momento pelo atendimento especializado dos pacientes de Xeroderma em Araras e Faina, Goiás.
Pioneira no mercado de dermocosméticos no país, La Roche-Posay atua como ativista da saúde da pele e há oito anos realiza, em Araras, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ações de impacto imediato, de curto e longo prazo, oferecendo apoio, conscientização e educacional sobre a prevenção do câncer e dos cuidados com todas as peles, inclusive as sensíveis.
Em 2016, a marca também levou para a comunidade experts locais e internacionais, incluindo o geneticista Alain Sarasin, considerado o maior especialista em xeroderma pigmentoso do mundo, junto ao professor Carlos Menck, geneticista da USP, para apoiarem a equipe no mapeamento genético local e na identificação de oportunidades futuras relacionadas ao projeto e à pesquisa científica. E por meio da Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil, Maya Colombani, o Grupo L’Oréal firmou um convênio de pesquisa com a USP em prol do estudo genético da doença, que segue em andamento e que deverá ser publicado em breve. Até o momento, cerca de 500 pessoas na comunidade de Araras foram mapeadas com o gene da doença.
Em 2017, a La Roche-Posay também realizou o plantio de 300 árvores no local para aumentar a área de sombreamento no povoado e impactar ainda mais positivamente a qualidade de vida da comunidade. A vegetação atenua a radiação solar e, consequentemente, o aquecimento do solo ou das construções no local, reduzindo a temperatura superficial. A diretora de sustentabilidade da L’Oréal Brasil, Maya Colombani, diz que há uma urgência em agir como um catalisador de mudanças, contribuindo para os desafios atuais da sociedade e do planeta.
“Acreditamos que humanidade e dignidade são valores fundamentais, essenciais para construir um futuro positivo para todos. Como líderes da beleza, queremos assumir nossa responsabilidade e contribuir para nossa sociedade, por isso apoiamos a comunidade de Araras há seis anos através da pesquisa científica, assistência médica gratuita, doações e investimento em infraestrutura. Acreditamos que a beleza que move o mundo é uma beleza generosa, inclusiva e que garante a saúde para todos”, afirma.
O Tour de Combate ao Câncer de Pele teve início em 2009 e, ao todo, mais de 29 mil pessoas foram atendidas e mais de 3 mil diagnósticos de câncer da pele foram realizados em 22 estados, em mais de 70 cidades. Para 2024, a La Roche-Posay pretende ampliar ainda mais o projeto com o apoio da telemedicina, reforçando seu forte compromisso em benefício das comunidades brasileiras.