O Grupo Muda, especialista em gestão de resíduos, logística reversa e economia circular fecha parceria estratégica com foco na logística reversa de embalagens aerossóis. A ação visa impulsionar o descarte e a reciclagem correta de 22% das embalagens dos desodorantes aerossóis pós-consumo da NIVEA no Brasil.
Ao reforçar seu compromisso com a sustentabilidade, a marca projeta a compensação ambiental de aproximadamente 231 toneladas de resíduos anualmente. Essa parceria resultará em impactos positivos notáveis, como:
- a economia de 3.898.922 kw de energia elétrica
- a preservação de mais de 1 milhão de litros de água
- a redução de mais de 643 toneladas de CO₂e
“Nosso compromisso global é impactar positivamente e transforma relações com toda a nossa cadeia de valor, incluindo, os consumidores e meio ambiente. Estamos orgulhosos com os avanços conquistados até agora e sempre buscamos soluções para que nossos produtos não apenas ressaltem o autocuidado, mas também gerem impactos positivos. A sustentabilidade é uma jornada contínua, e nos comprometemos a liderar pelo exemplo e inspirar mudanças.”, explica Ligia Annunziato, gerente executiva de Sustentabilidade e DE&I da Beiersdorf no Brasil
Outras iniciativas sustentáveis
No ano passado, a marca participou do programa Adote um Condomínio, um projeto para levar a conscientização sobre recursos circulares aos consumidores. A parceria viabilizou a instalação de 40 contêineres personalizados com o logo da marca. Foram:
- 19 condomínios, em São Paulo (SP), para receber materiais recicláveis
- 19 contêineres para descarte de óleo de cozinha, roupas, eletrônicos, pilhas e cartuchos de impressoras.
Ao longo do ano, foram coletadas mais de 140 toneladas de materiais recicláveis, destinadas a 15 cooperativas de reciclagem. No primeiro semestre de 2023, NIVEA e Muda ainda promoveram atividades presenciais em quatro localidades para reforçar o projeto de retorno de embalagens pós-consumo.
Durante os encontros, colaboradores voluntários da marca interagiram com moradores dos condomínios sobre as iniciativas de sustentabilidade da companhia, e como cada ação pode impactar o nosso dia a dia. Já o Grupo contou com uma agente educacional para orientar e esclarecer dúvidas a respeito da reciclagem de embalagens.
“O cenário da reciclagem no Brasil apresenta desafios significativos, refletindo em um índice alarmante, no qual cerca de 4% do total de resíduos gerados é efetivamente reciclado. A preocupação crescente com a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade urgente em nosso mundo. Ter a parceria da NIVEA, que valoriza e prioriza práticas ambientalmente responsáveis é fundamental para o sucesso da nossa jornada para minimizar nosso impacto ambiental”, comenta Alexandre Furlan Braz, fundador do Grupo Muda.