Já pensou não ter que pagar pela sua água no restaurante? E muito menos ter que descartar plástico de uso único sem a menor necessidade? Parece utopia, mas é real. À frente do restaurante vegetariano Camélia Òdòdó, a chef de cozinha e ativista alimentar, Bela Gil, comenta rotinas positivas para um consumo consciente e sustentável do recurso natural, além da necessidade urgente de equilibrar e conservar o Planeta.
“O primeiro passo é o conhecimento, é entender os motivos e os benefícios de cada mudança e escolha. Ando, sempre que possível, com uma garrafinha de água reutilizável. E, no Camélia, também damos sempre a preferência pela água da casa, filtrada, assim não gastamos tanta garrafa de vidro”, comenta Bela.
Uma vez que o acesso à água potável e ao saneamento são direitos fundamentais e primordiais à saúde, o Camélia Òdòdó disponibiliza uma torneira de água filtrada, no coração da Vila Madalena, onde clientes e a comunidade podem contar com a “água da casa” – política dos sócios desde a inauguração do estabelecimento.
E, toda água utilizada por lá – para beber, para lavar louças, cozinhar e até mesmo a água do banheiro – é filtrada três vezes. E, fora do restaurante, a comunidade também se beneficia, pois a torneira serve água limpa e gratuita às pessoas que passam pelo local quando fazem suas caminhadas, ou quando passam apressadas para seus compromissos profissionais e dão uma paradinha para encher suas garrafinhas, por exemplo.