Em um cenário global onde a preocupação com o meio ambiente torna-se cada vez mais imediato, a adoção de medidas sustentáveis ganha cada vez mais espaço. Pensar em uma embalagem que ameniza os impactos causados na extração de recursos da natureza. Neste contexto, a economia circular chega tanto para os donos de marca quanto para o consumidor final.
Segundo o manual de Ecodesign InEDIC 2011, desenvolvido no âmbito do projeto internacional Inedic 2009-2011, estima-se que mais de 80% dos impactos ambientais relacionados com o produto são determinados na fase de design. O ecodesign é uma abordagem muito promissora para o consumo e produção sustentáveis e tem sido aplicado em diversos produtos de diferentes setores da economia. Para a diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Napolitano Camilo, os dados revelam a importância do ecodesign para as empresas
“O ecodesign é essencial para reduzir o impacto ambiental das embalagens, promovendo práticas mais sustentáveis e alinhadas com os princípios da economia circular. Ao adotar abordagens de design conscientes, podemos contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente e a promoção de um mundo melhor”.
Empresas que abraçam o ecodesign atendem às demandas crescentes por embalagens de menor impacto ambiental e se destacam no mercado. A inovação para sustentabilidade torna-se um diferencial competitivo, atraindo consumidores preocupados com o meio ambiente e alinhados com valores éticos.
O ecodesign contribui para a preservação dos recursos naturais e reduz a emissão de poluentes. Além disso, promove a reutilização, reciclagem e repensar o ciclo de vida dos produtos para fomentar a criação de uma economia mais circular e sustentável. O Instituto de Embalagens entende que em um mundo cada vez mais consciente, os consumidores buscam produtos alinhados com valores sustentáveis.
“Há uma crescente conscientização dos consumidores sobre o impacto dos produtos no meio ambiente. Isso tem levado a busca por produtos e marcas que adotam práticas sustentáveis em sua produção, incluindo embalagens e processos de fabricação”