Após a mega apresentação da Madonna, em Copacabana, a praia amanheceu totalmente limpa. Tudo graças ao trabalho dos vendedores ambulantes e catadores de materiais recicláveis. A força tarefa recebeu a gestão Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), com apoio da logística da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana – RJ) e patrocínio do Instituto HEINEKEN.
Os mais de 600 vendedores ambulantes cadastrados para o evento receberam:
- kits de higiene
- cartão alimentação
- treinamento em visão de futuro de gestão financeira
Os 160 catadores de materiais recicláveis que atuaram nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) receberam equipamentos de proteção individual (EPI’s) para execução do trabalho de recebimento, triagem e separação dos recicláveis, além do pagamento pelo serviço prestado.
Para o trabalho dos vendedores ambulantes durante o show, o Instituto distribuiu kits com:
- lenço umedecido
- protetor solar
- absorvente
- escova de dente
- pasta de dente
- sabonete
- desodorante e toalhas.
Soma-se ainda um cartão alimentação no valor de R$ 100 para que os profissionais pudessem usar durante o evento. Essas entregas foram feitas na cooperativa dos vendedores ambulantes em Copacabana.
Como tudo aconteceu?
A Aliança Empreendedora, instituição que capacita empreendedores formais e informais, esteve na cooperativa em Copacabana na sexta-feira (03/05,) e no sábado (04/05) com o objetivo de ministrar curso gratuito com foco em gestão financeira.
Em paralelo, uma equipe também circulou pelo evento para coletar informações com os ambulantes. O objetivo era traçar um perfil desses profissionais, entender suas necessidades, suas satisfações com os apoios oferecidos e fazer um diagnóstico para próximos projetos.
Para garantir a segurança do trabalho dos catadores de materiais recicláveis que trabalharam no evento, o Instituto HEINEKEN e o Itaú Unibanco disponibilizarão EPI’s, como:
- camisetas para identificação dos profissionais
- luvas
- ecobags
- bonés
- capas de chuva
- e pagamento pelo serviço ambiental prestado
”Estamos muito orgulhosos de atuar em um evento tão esperado pelo Brasil e desta magnitude, levando impacto positivo para além da música, diversão e entretenimento”, afirma Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.
Foram disponibilizados 15 pontos com tendas e bigbags para descarte do material coletado. A operação estava focada na contenção dos resíduos, facilitando o manuseio, triagem, separação e destinação dos recicláveis. Após esse processo, os materiais foram destinados às cooperativas associadas à Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), com apoio da logística da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana – RJ).
“Com esta parceria, poderemos organizar uma ação mais eficiente de resgate de embalagens, garantindo o protagonismo dos catadores, com renda pelo serviço prestado e pela comercialização dos materiais recuperados”, explica Roberto Rocha, catador e presidente da ANCAT.