As bicicletas elétricas são uma opção de deslocamento cada vez mais popular para quem deseja ter
- uma locomoção mais sustentável
- economizar um dinheiro
- contribuir com a mobilidade da cidade
- passar menos tempo no trânsito
Somado a esses fatores, esses equipamentos tiveram um crescimento de 289% nos volumes de produção no País, segundo a Abraciclo, a entidade que representa as fabricantes de motocicletas e bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus.
De janeiro a junho de 2024, segundo a entidade, a produção nacional cresceu 64,5% em relação a 2023, chegando a 8,2 mil unidades. As elétricas, que no ano passado eram 2% do mercado de bicicletas, agora já são 4,5%.
Seguindo esse crescimento, a busca por bicicletários nos empreendimentos tem transformado a concepção de diversos condomínios residenciais, de acordo com o SíndicoNet, plataforma de conteúdo e serviços para condomínios.
Entre janeiro e junho de 2022, essa busca cresceu em 300% e se tornou um fator importante na escolha do imóvel. E para atender ao público crescente que tem adotado a bike em seu cotidiano, o mercado imobiliário tem investido cada vez mais em bicicletários e até mesmo em pequenas oficinas para reparos rápidos montadas para o uso dos moradores.
A EBM Desenvolvimento Imobiliário é uma das incorporadoras pioneiras na capital na instalação de bicicletários em seus empreendimentos. São mais de 23 residenciais que contam com o espaço na área comum, espalhados por todas as praças de atuação da empresa – Goiás, São Paulo e Distrito Federal. No seu último lançamento em Goiânia, o compacto funcional e tecnológico Smart 36, o bicicletário que será entregue com três bicicletas equipadas, tomada para carregamento de bicicletas elétricas e ainda um local com equipamentos de manutenção.
Segundo o diretor de Incorporação da EBM, Marcos Túlio Campos, a inclusão dos bicicletários em produtos imobiliários reflete o interesse pela mobilidade mais ativa, principalmente em setores cosmopolitas como o Bueno, em que está localizado o Smart 36. “A presença de bicicletários incentiva a prática de um estilo de vida mais saudável, ao mesmo tempo que facilita a locomoção no dia-a-dia. Com tantos parques e facilidades a curta distância, vimos a necessidade de oferecer um espaço seguro e adequado para o estacionamento de bicicletas, incluindo outras facilidades para os usuários desse meio de locomoção”, afirma o diretor.
A Terral Incorporadora percebeu o aumento da procura de clientes por empreendimentos que facilitem a locomoção na cidade. O empreendimento Mio Marista, localizado em uma das regiões mais privilegiadas de Goiânia, foi entregue em 2022 com bicicletas para uso comum dos condôminos, incluindo modelos de bicicletas elétricas, que ficam à disposição para facilitar a locomoção no dia a dia.
Além disso, o empreendimento conta com um bicicletário moderno e equipado, que oferece comodidades como um compressor de ar para encher pneus e tomadas específicas para recarregar bicicletas elétricas.
“A localização estratégica do empreendimento, próxima a diversos serviços essenciais, como mercados, escolas, academias e áreas de lazer, torna ainda mais conveniente o uso das bicicletas como meio de transporte principal ou complementar, o que reflete a tendência de integração de soluções sustentáveis em projetos imobiliários, que não apenas melhoram a qualidade de vida dos moradores, mas também contribuem para a preservação do meio ambiente e a redução do tráfego nas cidades”, explica o diretor da Terral Incorporadora, Marcelo Borges.