A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, foi reconhecida, durante o Fórum Ambição 2030, com o projeto “Luzes sob a Amazônia” na categoria “Responsabilidade Socioambiental” do Movimento Impacto Amazônia – iniciativa do Pacto Global – Rede Brasil da ONU. O projeto da empresa leva energia limpa e segura a localidades remotas e comunidades de povos originários por meio da doação e instalação de soluções solares acompanhadas de treinamento para uso e manutenção, já tendo beneficiado mais de 27 mil pessoas desde 2023.
Nesse período, o Luzes sob a Amazônia tem mobilizado clientes e parceiros do ecossistema da Schneider Electric para produzir impacto social conjunto na região amazônica. Com essa colaboração, a iniciativa já viabilizou via Instituto Mamirauá, ACNUR e outras instituições a entrega de mais de 4 mil kits solares, lanternas solares para parteiras tradicionais, sistemas individuais e outras soluções adaptadas às necessidades das comunidades locais.
“Para nós, a energia é um direito humano fundamental. Receber esse reconhecimento reforça que, quando unimos tecnologia, parceiros e respeito à cultura, conseguimos acelerar a transição energética de forma justa e inclusiva”, afirma Milena Rosa, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social para a Schneider Electric na América do Sul. “A disponibilidade de energia limpa transforma realidades e amplia o acesso à saúde, educação e segurança nestas comunidades”, complementa Milena. No ano da COP30 no Brasil – na região amazônica – a empresa conclui em julho a doação de 520 equipamentos em Santarém no Pará junto a ONG PSA – Projeto Saúde e Alegria dentro da Reserva Tapajós Arapiuns.
O projeto premiado está alinhado ao Programa de Acesso à Energia da Schneider Electric, uma das metas globais monitoradas pelo índice Schneider Sustainability Impact (SSI). Em todo o mundo, a iniciativa visa levar eletricidade limpa e confiável a 50 milhões de pessoas até o final de 2025 – objetivo que já foi superado com 56 milhões de pessoas beneficiadas até o momento.
A premiação celebra os avanços na estratégia Ambição 2030, lançada pelo Pacto Global-Rede Brasil em 2022 e que engloba hoje 10 Movimentos: Ambição Net Zero, Conexão Circular, Impacto Amazônia, +Água, Mente em Foco, Elas Lideram 2030, Raça é Prioridade, Salário Digno, Transparência 100% e Educa2030. Os Movimentos são um chamado às empresas brasileiras para reconhecerem a urgência e a necessidade de promover ações concretas com metas e assumindo compromissos públicos.