A matemática é simples, mas infelizmente o resultado ainda não é uma conta exata para todo mundo.
Não há como negar que somos perfeitas máquinas de produção de lixo, que ainda não foram programadas para realizar o descarte correto desses resíduos.
Para simplificar ainda mais esse pensamento, pense sobre o seu dia. Quantas vezes você já parou para refletir sobre a quantidade de lixo produzido em apenas 24h da sua rotina?
Tempo para pensar… bem a boa notícia é que você não é o único (ou a única) culpada por isso. Afinal, a produção de lixo faz parte do dia a dia das pessoas.
Do mesmo jeito que o descarte correto desse mesmo lixo deveria fazer. Muito além de separar o reciclável do não reciclável, todo mundo poderia adotar alguns hábitos que com certeza farão a diferença em relação a produção de lixo rotineira.
O “x” da questão
Levar marmita, adotar uma caneca e um copo amigo, evitar o desperdício com impressão, manter um ecobag sempre apostos… etc, etc, etc. A lista pode ser infinita, afinal, cada pessoa é única. Mas a responsabilidade com o meio ambiente deve ser um esforço coletivo.
E o “x” da questão que deve ser o desafio diário é:
o que posso fazer para diminuir a produção de lixo do meu dia a dia?
como posso descartar o meu lixo de maneira segura e consciente?
Temos certeza que o resultado final será menos complexo do que você imagina.
Pense de forma administrativa
Dívida a sua rotina por setores e analise as suas demandas. Algumas pessoas precisam de um farto café da manhã todo os dias, enquanto outras não se incomodam com um simples cafezinho preto.
Mas tanto uma quanto a outra são capazes de reconfigurar suas rotinas e assim passarem a produzir menos lixo.
O cidadão do cafezinho, pode adotar uma caneca amiga e reduzir o consumo do copinho plástico. E a moça de alimentação saudável pode utilizar as sobras de seus alimentos (casca de ovo, casca de banana, talo da maçã) em uma horta por exemplo.
Pensar na sua rotina na rua também é muito importante. Quantos são adquiridos durante o dia? Quais são os produtos que poderão ser substituídos?
Você não vive sem um chocolatinho depois do almoço? Que tal investir em uma barra de 1k na próxima compra do mês, dividir a barra em pedaços e evitar o descarte diário de uma embalagem unitária de 30 grama?
Enfim… com um pouco de criatividade e disposição, todo mundo é capaz de contribuir de maneira significativa para a diminuição da produção de lixo.
Segundo análise realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais ( Abrelpe), o Brasil produz lixo como um país desenvolvimento, mas descarta como nações pobres.
O descarte correto, começa a partir do consumo consciente. Compartilhe essa ideia com o maior número de pessoas que você conseguir e Ecoalize!