Nem todo mundo sabe, mas a rede de supermercados Pão de Açúcar, que faz parte do Grupo GPA, sempre teve como um de seus pilares estratégicos de crescimento, a sustentabilidade. Comportamento que se reflete no conjunto de ações e iniciativas desenvolvidas pela empresa durante os seus 60 anos de histórias.
As lojas da nova geração possuem um espaço fresh (para produtos frescos), com destaque para a produção de sucos naturais de laranja, frutas cortadas e prontas para o consumo e uma exposição que valoriza frutas, verduras e legumes.
Há também seções próprias para os produtos orgânicos, sem lactose, sem glúten e nutrição esportiva. Com o projeto, a marca já registrou crescimento de 20% em vendas dessas categorias nas lojas onde o ‘Espaço Saudável’ já foi implantado.
Além destas áreas, os clientes poderão encontrar a seção de produtos a granel. Iniciativa muito aplaudida pelos consumidores verdes. Nesta modalidade de compra, o cliente pode levar seus próprios recipientes (ou saquinhos feitos de tecido) e assim, consequentemente contribuir para a diminuição do uso de embalagens plásticas dos produtos industrializados.
E não para por aqui. O Grupo GPA, também lançou uma a marca própria: a TAEQ. Criada em 2008, a linha de alimentação saudável tem o objetivo de incentivar o consumo e a alimentação saudável. São cerca de 400 itens em toda a linha e em diferentes categorias. Com preços inferiores aos lideres de mercado, mas com a qualidade igual ou superior, o lançamento já é sucesso nas prateleiras.
Um pouco mais de história e sustentabilidade
O Pão de Açúcar foi pioneiro no Brasil na venda de orgânicos no grande varejo. Os primeiros itens dessa categoria chegaram às nossas gondolas há mais de 20 anos e hoje o segmento está consolidado na rede, que é referência no assunto com 100% das lojas dispondo de orgânicos, inclusive com uma marca própria (Taeq).
Em 2011 a rede foi a primeira grande varejista a criar espaços próprios para orgânicos, e continua trabalhando com a indústria para ser a porta de entrada de outros lançamentos. Entenda mais sobre as iniciativas a seguir.
- Oferta de orgânicos a granel: iniciativa piloto em execução na loja Real Parque, Região Sul de São Paulo – proporciona uma nova forma de compra para o consumidor e reúne o conceito de sustentabilidade, uma vez que utiliza sacos de papelão para que o consumidor possa levar os alimentos para casa, dispensando as bandejas de plástico, e também contribui para evitar o desperdício de alimentos, pois permite que o fornecedor não precise selecionar produtos uniformes para a composição das embalagens. No primeiro mês desta iniciativa, observamos um crescimento de 50% nas vendas quando comparamos a venda de orgânicos tradicional da loja.
- Feira de Orgânicos: em execução na loja Ricardo Jafef, Região Sul de São Paulo – é realizada aos sábados e domingos. O objetivo é reunir em um mesmo ambiente toda a solução de produtos orgânicos e em formato de feira livre – um formato tão característico para o brasileiro. No primeiro mês desta iniciativa, observamos um crescimento de 100% nas vendas quando comparamos com a comercialização tradicional de orgânicos da loja.
- Bandejas biodegradáveis: substituição de 100% das bandejas de isopor utilizadas em produtos hortifrúti Taeq por uma solução totalmente biodegradável. A mudança foi implementada em maio, nos itens orgânicos Taeq comercializados no Estado de São Paulo.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Pão de Açúcar