Muitas vezes não nos damos conta da nossa produção de lixo diário. Fator que é extremamente prejudicial para o meio ambiente e para a nossa sobrevivência individual ou coletiva.
E apesar de não ser uma tarefa fácil, reduzir (ou tentar) não produzir lixo sempre será a nossa principal tarefa, todos os dias.
Por isso, criamos uma passo a passo bem simples para ajudar você nessa dura missão de preservação e economia dos nossos recursos naturais. Vamos lá?
Prefira sempre os retornáveis ou reutilizáveis: de ecobag a potes de vidro. Do canudo a garrafinha. Sempre que puder utilize esses itens. Afinal, lavou está novo.
Biodegradáveis: já existem diversas opções de produtos desse tipo nas prateleiras dos mercados. De produto de limpeza a produto de beleza. É só procurar.
Compostagem: não é nenhum bicho de sete cabeças. Já existem composteiras compactas que se encaixam perfeitamente em um apê de 30m2. Você reduz o lixo e ainda produz o chorume do bem para a sua hortinha.
Abomine o descartável: não custa repetir né? Você sabe que não precisa de produtos descartáveis. E esses produtos podem ser qualquer coisa. Desde a bijuterias que você compra e usa só uma vez ou até mesmo a pazinha de plástico do sorvete da praça. Diga não sempre que puder.
Marmita: Fazer a sua própria comida pode ser uma atividade muito prazerosa. Além de proporcionar mais saúde, você economiza dinheiro comendo fora de casa. E quando for às compras no super mercado, pode programar todas as refeições do seu dia.
Consumo consciente: compre com ética e responsabilidade. Prefira a qualidade do que a quantidade. Passe longe das liquidações, pesquise sobre as marcas e faça a melhor escolha. O meio ambiente agradece.
Compre de segunda mão: sim! Você pode comprar qualquer coisa de segunda mão, economizar e ainda ajudar outra pessoa. E consequente fazer a economia girar. Isso é sustentabilidade.
Tente arrumar: antes de comprar algo novo (ou de segunda mão) tente arrumar o que você tem. Você pode tentar arrumar sozinho ou levar para algum especialista. Só não jogue fora antes de tentar. Seja uma roupa ou um objeto, sempre dê uma segunda chance.
Evite os industrializado: sempre que puder, prefira alimentos integrais, orgânicos e naturais. Isso vale para o suco feito na hora ao invés do suco de caixinha. Para o pão artesanal ao invés do pão de forma comprado no mercado. E também para legumes e verduras que compramos na feira e não os empacotados da geladeira do mercado.
Evite o plástico: seja para embalar os alimentos ou para qualquer outra finalidade. Sempre que possível e evite o plástico. Você não precisa dele pra nada. Comece a optar pelo vidro, inox ou porcelana. Você não vai se arrepender.
E aí, gostaram das nossas dicas? Então, compartilhe com os amigos e Ecoalize!