A facilidade de um clique muitas vezes pode nos transformar em pessoas nada sustentáveis em situações de estresse. Para muitas pessoas a tensão de não poder sair de casa, pode ser algo enlouquecedor, não é mesmo? E para aliviar a ansiedade, acabamos nos deixando influenciar por mundo de oportunidade de serviços que existem através das nossas telas.
A boa notícia é que estamos aqui para não deixar que você se perca no mundo virtual e esqueça do seus propósito de vida de ser sustentável.
A seguir, confira algumas dicas que irão te ajudar a não cair na tentação durante o período de isolamento social.
Pense antes de agir: sim, nada melhor do que pensar nos motivos que te levam a realizar aquela compra. Afinal, agir por impulso nunca é a melhor opção. Então, quando ver agora coisa bonita no Instagram ou em qualquer outro anúncio, primeiro respire, pense, pesquise sobre a marca e o produto e por fim reflita sobre tudo para tomar a sua decisão.
Crie uma rotina: isso vai te ajudar a não ficar o tempo todo na frente de telas (celular, computador e televisão) e consequentemente diminui as chances de você ser impactada (o) por anúncios irrelevantes para a sua vida.
Faça listas: sim, organizar os seus desejos sem lista é uma ótima maneira de criar senso de urgência, importância e consumo. Só assim você vai pode categoriza e diferenciar é realmente necessário comprar daquilo que você quer comprar.
Consulte suas finanças: veja se tem dinheiro sobrando, se todas as contas (e dividas) estão pagas e se você tem uma reserva para imprevistos. Se esse check list estiver ok, volta para a orientação número 1.
Procure por promoções, desconto ou usados: se você tiver certeza que não pode viver sem aquele item ou serviço, o jeito é partir para as melhores condições de compra. Pesquise em várias lojas, tente negociar durante a compra ou busque em site e plataformas de usados.
Não escolha por quantidade: qualidade e sempre o mais importante. Então se for investir em alguma coisa, preze sempre pela qualidade (ou benefícios) que aquela aquisição pode te proporcionar.
Bom, essas foram as nossas dicas que esperamos que possa te ajudar a só realizar compras sustentáveis nesse período difícil. E se tiver sentido falta de uma dica extra, deixe a sua sugestão nos comentários.