Trabalhar com sustentabilidade é o seu sonho de infância (ou da adolescência)? Bom, a boa notícia é que o seu sonho pode se tornar realidade. Existem diversas profissões voltadas para a temática sustentabilidade, e muita gente nem imagina.
Por isso, para ajudar você (ou inspirar na hora da escolha) fizemos uma lista com 18 profissões ligada a sustentabilidade. A seguir, confira a nossa lista:
Influenciador Digital: sim, você pode trabalhar como influenciador ou influenciadora falando de sustentabilidade. Basta pegar um tema ”chato” tipo, agro economia e compartilhar a sua perspectiva de uma maneira legal e criativa. Influenciadores digitais ganham dinheiro com visualizações de vídeo, acesso no site, publicidade e muito mais.
Designer de produtos sustentáveis: já pensou em desenvolver produtos ecologicamente eficientes, contribuindo para o conforto das pessoas e para o crescimento sustentável do planeta? Pois é, esse é o trabalho do designer de produtos sustentável. Que tal ser um Designer do bem e ajudar as marcar a produzirem produtos que realmente valem a pena consumir?
Leed AP ( LEED Accredited Professional): qualquer pessoa que trabalha com construção civil pode se candidatar a ser um profissional acreditados como LEED AP (LEED Accredited Professional) e assim, apto a desenvolver projetos sustentáveis na construção civil. No Basil, só existem apenas 128.
Engenheiro químico: esse profissional poderá atuar no desenvolvimento de sistema de tratamento de gases e líquidos, na supervisão da produção de medicamentos ou no planejamento da construção de usina de mineração. Em resumo, ele pode definir normas e métodos de preservação ambiental na cadeia produtiva de uma empresa.
Gestor de Cadeira de fornecedor: esse profissional será responsável por realizar ações na empresa que garantam a sustentabilidade em todas as etapas de produção, inclusive durante a compra de matéria-prima.
Biotécnico: esse é o profissional responsável por desenvolve e aplica tecnologias nas áreas da saúde, química, ambiental, agricultura, etc. Entre suas atribuições está: pesquisar novos tipos e variedades de plantas mais resistentes, pesquisar sobre a utilização de micro-organismos na produção de bens e produtos úteis ao ser humano e desenvolver maneiras de combater micro-organismos.
Oceanógrafo: esse é o profissional responsável por zelar pelo mar. Suas principais funções no mercado de trabalho são: preservação, conservação e monitoramento, atuação em obras, instalações, estruturas e quaisquer outros empreendimentos, desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de exploração e explotação, de uma maneira ecologicamente viável.
Especialista em energia renovável: profissional responsável por planejar, operar e fazer a manutenção de sistemas que envolvem energias renováveis, como eólica, solar, de biomassa, hidráulica, entre outras. Sempre seguindo as normas técnicas e de segurança e visando a redução dos impactos ambientais.
Advogado Ambiental: o advogado ambiental está em alta no mercado e é responsável por regulamentar a atuação de pessoas e instituições em relação ao meio ambiente.
Arquiteto Urbano: profissional responsável projetar o planejamento físico e financeiro de obras, além de elaborar projetos de edifícios e cidades, envolvendo ruas, parques e bairros. Orienta o processo de aprovação de projetos nos órgãos responsáveis e desenvolve projetos de transportes e saneamento.
Acredito que Engenheiro Ambiental também faça parte da lista.