PET ou Latinha? Que dúvida cruel não? Mas, em uma simples análise, até uma criança deve saber que a latinha é muito mais sustentável que o plástico. Isso porque, o alumínio é infinitamente reciclável e reciclado. Enquanto o plástico é tóxico, dura muito e causa estragos muito maiores.
Portanto, toda vez que você for comprar alguma bebida e tiver a oportunidade de optar pela latinha, faça isso sem medo. O Brasil, é o maior reciclador de latinhas de alumínio do mundo. São 98% reciclados de um total estimado de 23 bilhões de unidades por ano.
O país carrega esse mérito há 15 anos, e nisso somos referência para outras nações. Em apenas 60 dias uma lata pode sair da prateleira e voltar para consumo depois de reciclada. No passado, 1kg de alumínio reciclado era capaz de produzir 42 latas de 350 ml. Em 2015, esse total passou a ser de 74 latinhas.
Parte do alumínio reciclado, ainda reaproveitado para fazer novas latas. Mas, também é usado para fabricação de janelas, portas, eletrodomésticos, cadeiras, mesas, etc. E também na indústria automobilística e construção civil.
Segundo o CEMPRE, o alumínio vale oito vezes mais do que o vidro e 14 vezes mais do que o papelão para o mercado de reciclados. Portanto, escolha a latinha e ecoalize!