Produtos de beleza ecologicamente corretos, com fórmulas naturais e embalagens biodegradáveis ou recicláveis, ganham espaço em um mercado que movimenta US$ 380 bilhões globalmente. A busca por alternativas ao plástico tem motivado pesquisas globais.
Dados da ONU revelam que 120 bilhões de embalagens cosméticas são descartadas anualmente, muitas sem reciclagem. O papel, quando proveniente de fontes renováveis e manejo responsável (como o certificado FSC), torna-se uma opção viável, embora desafios como a resistência à umidade ainda exijam inovações.
No Brasil, a Joá Eco Skincare surge como exemplo dessa tendência, priorizando o papel como alternativa ao plástico e alinhando-se a um consumidor cada vez mais consciente. Joa Eco Skincare destaca-se não apenas pelas embalagens minimalistas feitas de papel reciclável, sem vernizes ou plásticos adicionais, mas também pela versatilidade dos produtos, que podem ser utilizados como balme labial ou hidrante para o rosto.
Consumidor Cobra Transparência
A mudança não ocorre por acaso: 68% dos brasileiros afirmam preferir marcas com práticas sustentáveis, segundo pesquisa do Instituto Akatu. No entanto, é preciso ficar atento ao greenwashing — quando empresas exageram ou falsificam ações ambientais. Afinal, o consumidor exige transparência e não basta apenas trocar o material, é preciso garantir rastreabilidade e educação sobre descarte.
A Joá Eco Skincare, é uma das poucas marcas no mundo que participam do movimento ECO verdadeiramente, alinhada com a missão de atender os clientes seguindo os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
Desafios e Futuro
Apesar do crescimento, o caminho para escalar soluções sustentáveis ainda esbarra em custos elevados e infraestrutura limitada de reciclagem. É sempre muito importante ressaltar que cada escolha de compra é um voto pelo planeta e que o apoio às pequenas marcas é essencial para lideram essa mudança.
”Nossas embalagens são biodegradáveis, semeáveis e recicláveis, bucando o máximo aproveitamento dos produtos, matérias prima e menor impacto possível na produção”, explica Paula, farmacêutica de formação e fundadora da marca. Todas os produtos são da marca são dermatologicamente testados, com ingredientes naturais, veganos, sem produtos tóxicos e sem testes em animais.
Acesse: https://www.joa.eco.br/ e confira.