Florianópolis, um dos destinos turísticos mais movimentados do Brasil, passou a contar com uma iniciativa inovadora para combater o câncer de pele. Totens com distribuição gratuita de protetor solar foram instalados em diversos balneários da capital catarinense e estarão disponíveis até o fim de janeiro de 2025. A ação é liderada pela empresária catarinense Manu Berger como parte do projeto ‘Sua Pele é um Luxo’, neste ano em parceria com a médica dermatologista Débora Cadore.
A campanha tem uma motivação pessoal: Manu enfrentou e venceu o melanoma, um tipo raro e agressivo da doença, aos 25 e aos 27 anos. “Eu sei como o câncer de pele pode mudar a vida de uma pessoa. Por isso, quero que todos tenham acesso à prevenção e saibam da importância do diagnóstico precoce”, explica Manu. No ano passado, o projeto distribuiu 900 frascos de protetor solar — o equivalente a 100 litros do produto — a pessoas em situação de vulnerabilidade em Santa Catarina, São Paulo e Bahia. Desta vez, a iniciativa voltou a integrar a campanha nacional Dezembro Laranja, lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para alertar sobre os perigos da exposição ao sol.
A parceria com a dermatologista florianopolitana Débora Cadore permitiu expandir o impacto da ação. Juntas, Manu e Débora estão reabastecendo os totens com protetor solar gratuito em pontos estratégicos da capital catarinense, como a Praia da Joaquina, Praia Mole, Barra da Lagoa, Campeche, Praia Brava, Jurerê Internacional, Avenida Beira-Mar Norte, entre outros pontos. O objetivo é beneficiar tanto moradores quanto turistas durante a alta temporada de verão.
Sobre o câncer de pele
O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a mais de 30% dos diagnósticos de câncer registrados no país, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a prevenção é o principal caminho para reduzir a incidência da doença. “Queremos conscientizar as pessoas sobre os perigos da exposição ao sol sem os devidos cuidados e, ao mesmo tempo, garantir que mais pessoas tenham acesso a um item básico para auxiliar na proteção solar”, afirma a dermatologista Débora Cadore.
A iniciativa vem chamando a atenção de moradores e visitantes, que destacam a importância de ações como essa em um país tropical como o Brasil, onde a exposição ao sol é constante. “A prevenção deve ser acessível a todos. Estamos falando de salvar de vidas”, finaliza Manu Berger.