De problemas de saúde a problemas ambientais. Usar amaciante de roupa pode ser muito prejudicial a saúde, mas ninguém imagina
A indústria que o amaciante existe para ”cuidar” da roupa. Entretanto, essa não é a verdade. O amaciante de roupa além de não fazer nada bem para a saúde de nenhum tipo de tecido, também não faz bem para a saúde dos seres humanos e muito menos do planeta. Os amaciantes de roupa além de conter água em sua composição, também contem:
- álcool ceto-estearílico: atua como um agente emulsionante, que proporciona lubricidade, consistência, emoliência e estabilidade às formulações.
- cloreto de cetil trimetil amônio: Os tensoativos catiônicos apresentam carga positiva, O cloreto de Cetil trimetil amônio possui propriedades ante estáticas e alta capacidade de aderirem a superfícies solidas, garantido alinhamento, maciez e suavidade dos fios.
- álcool etílico: um agente antiestática, retira a carga elétrica excessiva das roupas, conferindo Maciel e suavidade.
- fragrância: perfumar as roupas.
- conservante: evita a oxidação ou deterioração do produto. Corante – para dar um colorido deixando o produto com aparência agradável.
- corante: para dar um colorido deixando o produto com aparência agradável. Essência – perfumar os fios. Água – aumenta a dispersão dos demais produtos.
Essas substâncias além de serem muito nocivas para a saúde humana, muitas vezes não são biodegradáveis e o uso excessivo, pode causar problemas sérios no meio ambiente.
E como deixar as roupas macias sem utilizar amaciante?
Antes de pensar em deixar as roupas macias e com cheiro de amaciante, é muito importante analisar a real necessidade em se utilizar amaciante durante a lavagem de cada peça. Para muitos tecidos, o uso do produto não é indicado.
Atualmente existem vários produtos ecologicamente corretos no mercado que dispensam totalmente o uso do amaciante durante a lavagem de suas peças. E ainda assim, garante a maciez e sensação de bem-estar ao vestir uma peça limpa.
Produtos ecologicamente corretos
Sabão de coco, vinagre, bicarbonado de sódio. Esses são alguns produtos utilizados para lavar a roupa sem agredir a fibra das peças ou até mesmo economizar na hora de comprar os seus produtos de limpeza. Entretanto, de nada adianta utilizar esses ingredientes e continuar utilizando produtos não sustentáveis durante a lavagem de suas roupas.
O lava-roupa da Biowash, por exemplo, são produzidos com extrato de Aloe Vera Certificada, Terpeno de Laranja, Sabão Potássico, lauril Sulfato de Sódio, ricinoleato de Sódio, Etanol, Glicerina, conservante alimentício e espessante. De base vegetal, o produto é seguro para toda família, pois são:
- Veganos
- Produzidos com ingredientes naturais
- Certificado pela Sociedade Brasileira Vegetariana
- 100% biodegradável
- Hipoalérgicos