Vinhos premiados e reconhecidos internacionalmente, participação em programas de televisão (sim, se você assistiu ao MasterChef, deve ter visto a vinícola por lá) e muito mais. A Casa Perini, localizada em Farroupilha/RS, é uma das mais importantes vinícolas da Serra Gaúcha e não é pra menos. Tudo é feito com muito carinho, dedicação e respeito ao meio ambiente.
Tivemos a oportunidade de bater um super papo com o Pablo Perini, Sommelier e Diretor de Marketing da empresa. Durante a nossa conversa, ele revelou diversas curiosidades e ações que a Casa Perini realiza, e que direta ou indiretamente, contribuem de forma positiva para a natureza. A seguir, confira todos os detalhes, mas antes de começar a leitura, não se esqueça do vinho.
Ecoaliza: Bom… começando pelo início rsrs… A Casa Perini acredita no crescimento sustentável? Como isso acontece no dia a dia?
Casa Perini: Sim, acreditamos. Em caráter ecológico de integração entre natureza e indústria, a Casa Perini sempre se preocupa com todos os detalhes. E isso, sem dúvida, começa no campo. Prezamos pelo aproveitamento cíclico de todos os insumos. A casca e a polpa da uva, por exemplo, vão para compostagem. O engaço – ramificação que sustenta o cacho da uva – depois de seco vira lenha em nossas caldeiras, que são utilizadas na limpeza de outros equipamentos.
Ecoaliza: Esse é o ciclo de sustentabilidade que começa no plantio né? Na agricultura mesmo?
Casa Perini: Exatamente. Daí, ainda no campo, temos um diferencial muito interessante que adotamos, e que são pouquíssimas vinícolas nacionais que também utilizam que é um sistema de controle de pragas chamado TPC (do inglês Thermal Pest Control). Como funciona? Em uma simples explicação, jatos de vapor quente são lançados nas videiras. Com isso, elas vão aprender a usar o próprio metabolismo para se protegerem das pragas. Depois do período das chuvas, elas brotam com mais vigor. Resumindo, o TPC é uma maneira física e não química de cuidar da plantação.
Ecoaliza: E com o TPC, vocês conseguiram eliminar o uso de pesticidas nas plantações?
Casa Perini: Conseguimos reduzir de modo geral, 60% o uso de pesticidas nas plantações. Atualmente só usamos apenas a quantidade segura e permitida. Sempre cumprindo as normas e os períodos de carências que são recomendados.
Ecoaliza: Em qual momento a Casa Perini, despertou para a sustentabilidade, como empresa? Isso considerando não somente as ações de reaproveitamento que acontecem no campo, mas também as outras ações?
Casa Perini: Olha… Eu diria que isso em algum nível no contexto vinícola, é automático. Existe uma fusão que engloba o sistema de elaboração do vinho, mais o perfil do imigrante italiano que chegou no Brasil já sabendo como otimizar os recursos naturais disponíveis, em função da escassez da época. Então, sempre foi (e sempre será) passado de geração para geração a importância de se aproveitar tudo ao máximo. Para ilustrar isso que falei, vou usar como exemplo algo que lembro da minha infância. No passado, a gente usava tanques (ou pipas de madeiras) que se tornaram obsoletos. Lembro que nada foi descartado. Todos os tanques foram restaurados e ganharam nova vida em alguma parte da vinícola. Alguns viraram mesas, outros viraram escadas e assim por diante. E trazendo esse conceito mais para a atualidade, no marketing temos diversos projetos de incentivo de reaproveitamento de embalagens. Um que acho bem legal é o de rolhas, que é algo que muita gente joga fora. Fomos a primeira vinícola, e até onde me consta, a única no país a fazer uma ação com rolhas colecionáveis.
Ecoaliza: Como foi essa ação?
Casa Perini: Então… ao abrir o vinho, o cliente era surpreendido com a frase de alguma personalidade da história. Depois abrimos um concurso, para que os próprios consumidores escrevessem suas frases e as melhores foram premiadas e escolhidas para serem marcadas nas rolhas. Hoje temos ditos populares. E isso passou a ser um hobby para quem aprecia o vinho, além da própria degustação. Temos ainda as rolhas com espaço para colocar a data ou escrever o motivo da comemoração que está acontecendo e também as que são transformadas em chaveiros. Essas são pequenas ações que fazemos, já pensando no reaproveitamento das coisas. Inclusive, reaproveitamos também alguns materiais de marketing, como testes de outdoors que ao invés de jogar na natureza (que é um resíduo de impressão), transformamos em quadros para decorar a própria vinícola ou mandamos de presente para os clientes. E as caixas dos vinhos que são de madeira, também acabam virando material decorativo em algum momento.
Ecoaliza: Tem mais algum aspecto exclusivo que contribui com a sustentabilidade que só a Casa Perini executa?
Casa Perini: Sim, nós somos a primeira vinícola a ter um sistema completo de rastreabilidade. Ou seja, podemos dizer que sabemos o DNA de cada garrafa de vinho. Sabemos como a uva foi podada, o tempo que ficou na videira, quem era o produtor responsável, quando o vinho ficou pronto, quando ele foi enviado ao mercado, por qual transportadora, etc. Tudo isso serve para análise, observação e futuras melhorias a cada ano.
Ecoaliza: Legal! E Vocês possuem alguma política de logística reversa?
Casa Perini: Temos e praticamos. Uma delas é levar, por exemplo, um caminhão com garrafas cheias e trazer com garrafas vazias.
Ecoaliza: E o que vocês fazem com essas garrafas?
Casa Perini: Essas que a gente trás, são da própria indústria, daí a gente trás para encher novamente.
Ecoaliza: Legal também… e a questão da água, que é um recurso natural e deve ser muito consumida aqui, como vocês tratam esse assunto?
Casa Perini: Toda água que é utilizada dentro da vinícola é canalizada para um pequeno açude, onde é feito um tratamento de decantação – processo que permite separar misturas heterogêneas – junto a uma central. Lá o ph da água é equilibrado, para que a possa voltar para a natureza em condições plenas.
Ecoaliza: Vocês apoiam algum projeto social?
Casa Perini: Sim, nós temos um vinho inclusive que é totalmente voltado para dois projetos sociais. O rótulo é o Casa Perini Solidário e a maior parte do lucro é destinada para entidades vinculadas à saúde. São elas: o Instituto de Combate ao Câncer de Mama (IMAMA) e a Federação Brasileira de Hemofilia. Sempre estimulamos a compra desse rótulo durante o ano inteiro e principalmente durante o mês de outubro em consequência da campanha mundial “Outubro Rosa”, em combate ao câncer de mama. Contribuímos com outras ações específicas durante o ano e apoiamos o Projeto Vida Urgente que está atrelado aos nossos sucos de uva.
Ecoaliza: O que é o Projeto Vida Urgente?
Casa Perini:O Projeto Vida Urgente tem o objetivo conscientizar as pessoas sobre o consumo de álcool e a responsabilidade no trânsito. O projeto também trabalha com educação infantil, ensinando as crianças desde cedo a se portarem nas vias públicas em diversas situações. Esse projeto faz parte da Fundação Thiago Gonzaga, que leva o nome de um rapaz vítima de acidente de trânsito. Hoje a responsável pela Fundação é a mãe dele.
Ecoaliza: Para terminar, que recado você gostaria de deixar para as pessoas? Tanto as pessoas que gostam de vinho quanto para aquelas que ainda estão aprendendo.
Casa Perini: Para quem se interessa por vinho de maneira geral, eu faço o convite a acompanhar o trabalho da Casa Perini, em nosso site e nas redes sociais. E para todo mundo peço que se lembre de que vinho é prazer! Não é ostentação. Vinho é para ser feliz. Não precisamos de protocolos para gostar ou apreciar um vinho. Permita-se experimentar e seja fiel ao seu paladar. Existem diversas opções de vinhos e tenho certeza que ao menos uma irá agradar você.