Com o objetivo de democratizar o acesso à alimentação saudável e alavancar ainda mais o combate ao desperdício de vegetais, a Diferente é uma foodtech de assinatura de alimentos orgânicos que resgata frutas, verduras, legumes e temperos que seriam jogados fora por serem considerados “fora do padrão”, mesmo em ótimo estado para consumo.
Para isso, a empresa idealizada pelos sócios Eduardo Petrelli (ex-James Delivery), Saulo Marti (ex-Olist), Paulo Monçores (ex-VTex) e Walter Rodrigues (ex-Rappi) compra diretamente dos produtores e revende aos consumidores com preços até 40% mais baratos do que a concorrência – tanto de mercados tradicionais quanto os online. Entregue semanalmente ou quinzenalmente na casa dos clientes, cada cesta pode conter de 20 a 50% dos itens “fora do padrão” e o restante “dentro do padrão”, mas sempre tudo orgânico.
“Em feiras e mercados, o consumidor sempre busca os itens mais bonitos. Por exemplo, o tomate mais vermelho e redondinho, a cenoura sem deformidade e também o mamão sem riscos ou ‘machucados’. A Diferente surge com propósito de mostrar que as frutas, legumes e verduras orgânicas não esteticamente tão perfeitas também podem ser consumidas. Muitas vezes, quando vamos em um restaurante não paramos para pensar se os vegetais do prato estavam dentro ou fora de um padrão estético, porque no final o que importa mesmo é a qualidade, nutrientes e o sabor”, explica Saulo Marti, cofundador e CMO da Diferente.
O empreendedor relata ainda que um dos gatilhos para a criação da Diferente foi um dado revelado pela ONU mostrando que 30% da comida é desperdiçada entre a colheita e a venda nos mercados tradicionais. “Percebemos que havia uma oportunidade de combater o desperdício de alimentos e, também, impulsionar toda a cadeia de produção agrícola e o consumo de alimentação saudável. Além disso, que fundamento tem forçarmos os alimentos a terem um padrão estético? Especialmente, se considerarmos que estes vegetais vão ser processados de alguma maneira antes de serem consumidos, seja picados, refogados, cozidos, etc. No final, estamos falando de comida de qualidade e ótima para consumo que acabavam na lata do lixo pela aparência, enquanto milhares de pessoas no Brasil e no mundo não têm o que comer”, afirma.
Como funciona o modelo de negócio da startup
O processo para fazer a assinatura é simples: no site da empresa, o cliente seleciona o tamanho de cesta, entre as opções P, M e G, indica se tem algum tipo de restrição alimentar e a frequência que deseja receber (semanal ou quinzenal). Vale ressaltar ainda que os produtos oferecidos dependem da sazonalidade e da colheita da semana, por isso a seleção do que vai na cesta não é totalmente previsível.
“No começo da assinatura as pessoas costumam pedir a cesta M e depois mudam para a de tamanho G. Outras curiosidades sobre o negócio é que o jiló é o legume menos popular, aquele mais citado nas listas de restrições e o fato de muita gente nem conhecer o inhame. Por outro lado, os campeões de elogios são o maracujá, a mexerica e o abacaxi”, revela Saulo.
Benefícios e vantagens de ser Diferente
A Diferente apresenta inúmeros benefícios e vantagens em relação à concorrência. Graças a parcerias com produtores certificados, a startup consegue oferecer preços até 40% mais baratos que os praticados pelos mercados tradicionais e online. Além disso, independente do tamanho e frequência da cesta, o cliente sempre terá a opção de frete grátis. E o principal, cada cesta pode conter de 20-50% dos itens “fora do padrão” e o restante “dentro do padrão”, sendo que os alimentos são todos orgânicos e a partir dessa ideia a empresa ajuda no combate ao desperdício.
Atualmente a Diferente conta com 65 funcionários nas áreas administrativa e operacional e um CD (centro de distribuição), com duas câmaras frias, ao lado da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Lá é feita a montagem das cestas que, depois, são enviadas para os assinantes. As entregas, realizadas por empresas terceirizadas, são feitas às terças-feiras, quintas e sábados, de acordo com a preferência do cliente.
“A base da concepção da Diferente é de impacto social e ambiental, e cada vez mais o consumidor está consciente de suas escolhas, buscando por iniciativas com este perfil. Hoje, consumir vai além de escolher o melhor produto e serviço, mas também considerar os valores e as responsabilidades da marca perante a sociedade“, conclui Saulo Marti.
Sobre a Diferente
A Diferente é a principal foodtech de assinatura de alimentos orgânicos do Brasil. A marca trabalha diretamente com agricultores para resgatar frutas, verduras, legumes e temperos orgânicos que, de outra forma, poderiam ser desperdiçados e depois os entrega em cestas com preços até 40% mais baratos em relação aos mercados tradicionais. Além do seu impacto social e sustentável, a Diferente tem como propósito proporcionar uma alimentação saudável e acessível a todos os brasileiros. Lançada no início de 2022, a foodtech já captou R$ 24 milhões e projeta forte expansão nacional nos próximos anos.