Existe uma propriedade em Coronel Pacheco (MG), que há oito anos cultiva árvores de eucalipto para neutralizar a emissão do gás metano liberado pelos bois na atmosfera.
Como isso ocorre: o gás metano em grande quantidade na atmosfera contribui sensivelmente para o efeito estufa. Isso acontece, pois as moléculas desse gás são 21 vezes mais potentes do que o dióxido de carbono, por exemplo.
Mas, com o processo de fotossíntese, das árvores de eucalipto é possível neutralizar esses impactos, retirando o gás carbono da atmosfera e assim produzindo a carne neutra.
Uma carne carbono zero, que ao pé da letra, não precisou agredir a natureza para chegar ao seu prato.
Leonardo Resende, administrador da fazenda, explica que essa é uma prática caracterizada como plantio integrado, uma vez que as árvores também são comercializadas.
A propriedade possui 100 hectares de árvores plantadas, o que equivale a 100 campos de
futebol.
A técnica que combina plantação de árvores e criação de gado e chamada de silvipastoril e precisa ser acompanhada por instituições responsáveis por manter o bem-estar dos animais, o crescimento sustentável das árvores e as normalidades do solo.
Na fazendo do Leonardo, esse acompanhamento é feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas.
E aí, o que você achou dessa ideia ecoalizadora? Comente e compartilhe!
Fonte: Como Será?