Estudos realizados pelos cientistas dos Reais Jardins Botânicos, no Reino Unido – apontam que existe na natureza cogumelos que comem plástico.
De tamanho similar a um pequeno tomate, espécie aspergillus tubingensis foi capaz de decompor um dos principais violões do meio ambiente em semana.
No experimento foi utilizado o polyester polyurethane, um tipo de material que demora anos para desaparecer por completo da natureza.
Uma das responsáveis pelo estudo é Ester Gaya, que agora, buscam junto com sua equipe uma maneira de replicar essa habilidade especial dos fungos.
Essa seria uma maneira de controlar o crescente problema da poluição plástica do planeta.
Além disso, a espécie também pode ser utilizada para fins medicinais e nutricionais, e ainda apresenta grande potencial para a produção de novos biocombustíveis.
Atualmente a ciência já nomeou mais de 140 mil espécies de fungos. Mas, a instituição britânica acredita na existência de aproximadamente mais de três milhões de cogumelos diferentes.
Essa diferença se dá ao fato da maior parte dos fungos não serem visíveis a olho nu, podendo estar escondido em qualquer parte do ecossistema, como por exemplo no solo.
Outro ponto percebido pelos cientistas é que existes espécies crípticas, ou seja, espécies “parecidas” mas que na verdade são diferentes.
Só na China, existem mais de mil espécies comestíveis e 800 utilizadas para fins medicinais.
Fonte: State of Word’s Fungi