Mesmo antes da pandemia, o Brasil já vinha identificando um aumento na procura por embalagens long neck. Segundo o relatório do Bradesco BBI, de 2019, com o isolamento social, as garrafas de 600ml e 1L, mais consumidas em bares e restaurantes, deram espaço para as latinhas e, principalmente, as long necks.
No entanto, por serem descartáveis, as long necks contam com uma espessura de vidro mais fina que as demais e, portanto, não resistem ao processo de higienização para que possam retornar à linha de produção das cervejarias.
Sendo assim, para que este material pudesse retornar à indústria ele dependia quase que 100% do descarte correto por parte dos consumidores e estabelecimentos. Mas agora o jogo virou!
Compromissado com o desenvolvimento sustentável e com uma meta de neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia, o Grupo HEINEKEN lançou uma iniciativa inovadora para ajudar bares e restaurantes a se tornarem mais sustentáveis e contribuírem com o aumento da reciclagem de vidro no país.
“Hoje, cerca de 33% do nosso portfólio é composto por embalagens de vidro one way (não retornáveis) e, para essas embalagens, o principal desafio é fechar o ciclo, isto é, reciclar para que se tornem garrafas novamente”, conta Mauro Homem, Vice-Presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos da companhia.
Leia também: A circularidade de embalagens na pratica
Entenda o nome do projeto?
O projeto, batizado de Volte Sempre Long Neck Bar, é uma continuação do programa Volte Sempre, criado pela cervejaria em 2019 com máquinas de coleta e trituração do vidro instaladas em pontos estratégicos de algumas regiões.
A nova divisão da iniciativa tem como objetivo otimizar a frota logística de distribuição do Grupo HEINEKEN, que está presente em estabelecimentos de todo o Brasil com um portfólio amplo de produtos, para contribuir com a destinação adequada dos resíduos de vidro.
A estratégia, inédita no mercado, integra a otimização da rota de distribuição da empresa à gestão dos resíduos de vidro de qualquer uma de suas marcas e da concorrência. Para funcionar, o Grupo disponibiliza as caixas garrafeiras aos seus clientes para que possam armazenar as long necks consumidas.
A frota de caminhões do centro de distribuição fica responsável pela retirada e destinação adequada à sua Central de Resíduos e, posteriormente, pela entrega aos parceiros que darão origem a novas unidades.
O projeto foi iniciado em Itu (SP) com a expectativa de recolher cerca de 215 toneladas de garrafas long neck nos próximos 6 meses. Até o final do ano, chegará a quatro Centros de Distribuição do Grupo HEINEKEN, em Salvador (BA) – onde a companhia já opera também o programa SO+MA Vantagens, junto à startup SO+MA.
Até dezembro, o Volte Sempre Long Neck Bar deve retornar cerca de mil toneladas de vidro às vidraçarias parceiras.
“Dentro de nossa meta global de neutralização de carbono em toda a nossa cadeia de valor está o compromisso de alcançar 100% de circularidade das embalagens em bares e restaurantes até 2025. O desafio com a reciclagem do vidro está, principalmente, na perspectiva territorial, ou seja, é um material complexo, pesado, de alto risco de manuseio e com um baixo valor agregado, além de o país ter uma concentração de vidraçarias em algumas regiões específicas”, explica Mauro.
Conheça os detalhes da estratégia
Para lidar com o desafio, o Grupo HEINEKEN desenhou uma estratégia de circularidade composta por duas frentes:
- Incentivar o retorno das embalagens
- Promoção da reciclagem
Para a primeira, apesar de já ter 60% de seu volume retornável, a cervejaria tem concentrado seus esforços em aumentar este percentual, considerando também as ocasiões de consumo e o papel dos pontos de venda e do consumidor.
Em relação a reciclagem, para aquelas embalagens chamadas de one way (não retornáveis) o principal caminho é fechar o ciclo. Isto é, reciclar para que se tornem garrafas novamente.
As iniciativas de inovação em logística reversa da companhia, então, consideram projetos estruturantes, voltados à busca por soluções para todo o mercado, e de engajamento de clientes e consumidores.
Volte Sempre
O Volte Sempre é um dos projetos focados na conscientização da população. Foi iniciado em São Paulo (SP) e depois levado à Belo Horizonte (MG) para estimular a reciclagem de vidro com as máquinas de coleta que trituram o material e geram vantagens para os consumidores, estimulando que estes tenham um novo comportamento em relação ao descarte. As máquinas foram instaladas em supermercados e condomínios residenciais da capital mineira e, até o momento, já foram arrecadadas mais de 390 mil garrafas, com a participação de 5.030 clientes, totalizando 189 toneladas de vidro retornadas à fase inicial de produção.
Todo o material recebido pelas máquinas é triturado e destinado ao fabricante para que se torne uma nova embalagem, garantindo assim a logística reversa deste insumo. Este modelo inicial do Volte Sempre (OFF Trade) ganhará também um novo capítulo – além da versão focada em long necks – e será expandido para 10 capitais brasileiras ainda este ano.
Fico muito orgulhoso da Ecoaliza , e dando uma atenção especial a logistica reversa e a sustentabilidade e visão futura com o meio ambiente, para termos um futuro melhor, estou fazendo trabalho de tcc de logistica reversa com o foco no vidro e me chamou muito a minha atenção, gostaria de saber mais sobre todo este processo e se possivel visitar a Empresa , para pessoalmente ter esta experiencia e abrilhantar o meu trabalho, que por mais simples que seja , pode com uma atitude , melhorar a vida
Recentemente me mudei do Pára( Paragominas) para Parnamirim (RN).
Nas duas localidades não vi nenhuma iniciativa na reciclagem de garrafas de vidro.
Sou um cliente da Heineken(amo cerveja).
Mas fico triste em ver tanta garrafa verdinha jogada nas ruas.
Estou aposentado e pretendo entrar no ramo da reciclagem.
Qual os planos da Heineken para o norte e nordeste?
Haja visto que não compensa estocar vidro para enviar para a região sudeste onde estão os grandes recicladores.
O valor do frete inviabiliza o negócio.