No ano que celebra uma década de atuação, o Columbia Global Center Rio de Janeiro, um dos 10 centros globais de estudos, pesquisas e incentivos acadêmicos da Universidade de Columbia, em Nova York, anuncia o lançamento do Climate Hub, uma entidade criada para atuar especificamente na área de clima e meio ambiente, através de uma iniciativa da Universidade de Columbia, a primeira no mundo a criar uma escola específica sobre clima, em 2021, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e apoiadores locais e internacionais.
O objetivo do Climate Hub é promover uma cooperação mais ampla da comunidade acadêmica da Universidade de Columbia com o Brasil, não se limitando apenas a um maior acesso à Columbia em Nova York ou a temas específicos. Para isso, além do intercâmbio de conhecimento, o Climate Hub oferecerá bolsas de estudos para pesquisadores e cientistas brasileiros, para desenvolvimento de projetos no país e também na Universidade Columbia, em Nova York.
O Climate Hub será uma entidade dentro do Columbia Global Center Rio
O Hub será um polo de conhecimento, pesquisa e inovação para atrair talentos relacionados a todos os aspectos das mudanças climáticas do Brasil. Reunindo especialistas brasileiros, da Universidade de Columbia e do mundo, em um ambiente propício para cientistas e outros pesquisadores trabalharem em questões climáticas globais enquanto se beneficiam de uma importante perspectiva regional.
Deste modo, a colaboração institucional permitirá que atores que dificilmente acessam a Universidade de Columbia passem a co-produzir com cientistas e pesquisadores da instituição. Bem como possibilitará que a Universidade de Columbia aja de forma mais territorializada, assertiva e tenha acesso a conhecimentos produzidos por atores do Sul Global.
O Climate Hub deve se aproximar dos movimentos de base, atuando como ponte entre esses dois universos, facilitando e amplificando a participação efetiva de agentes diversos na agenda climática global.