Talvez esse texto não seja para você, mas pode ser para aquele seu amigo ‘’zé preguiça’’ que acha o assunto sustentabilidade mais bonito quando está na casa o vizinho. E como já falamos inúmeras vezes por aqui, ninguém precisa mudar a vida da noite para o dia para viver de maneira mais sustentável. Basta um passo de cada vez e tudo se acerta. Por isso, separamos algumas dicas, mamão com açúcar – como diria a sua avó – para você compartilhar com todos os novatos no tema. Vamos lá?
1° Dica:
Antes de escolher, pense: sim, por incrível que possa parecer, quase nunca pensamos antes de tomarmos uma decisão. E no meio de um turbilhão de emoção podemos optar por coisas ou situação nada sustentáveis. Desde passar no mercado para comprar apenas uma coisa, sem a nossa ecobag, e acabar saindo com um montão de coisas, tudo dentro de sacolas práticas.
Claro que esse é apenas um exemplo, – que sim pode acontecer toda semana. Mas, a partir do momento que você começa a pensar antes de agir, o suas horas, seus dias e a sua vida com certeza se tornará muito mais eco sustentável. Faça o teste.
2º Dica:
Economizar: água, energia elétrica, comida, dinheiro, tempo e tudo mais. E por qual motivo é legal economizar e como essa ação contribui com o meio ambiente? Simples: todos os itens citados são recursos naturais. Quanto mais economizamos, menos agredimos o planeta. Nem precisa ser muito esperto para saber essa hein?
3º Dica:
Second hand: sim, essa é uma coisa muito legal que podemos fazer pelo meio ambiente e quase nunca nos damos conta. Existe uma infinidade de produtos perdidos nos brechós, sites e apps à procura de um novo dono. Sem contar que a busca pelo tesouro escondido é sempre excitante. Então, pra que comprar o novo? Só pelo status? Será que vale mesmo a pena? Se você tem dúvidas, por favor, volte duas casas.
4º Dica:
Artesanato: seja para presentear ou para relaxar. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Ou seja, tudo o que for possível produzir com as próprias mãos (seja um bolo ou uma bolsa de crochê), sempre será muito legal para você ou para o meio ambiente. Além de ser uma maneira de conectar-se com seus pensamentos e sua essência, também é uma forma de dar nova vida as coisas, reutilizando qualquer tipo de matéria-prima que poderia ter ido para o lixo. Se não entendeu, por favor, volte para a dica de número um.
5º Dica:
Cultivar uma horta: essa é uma mistura da dica anterior com a segunda dica. Cultivar uma horta tanto pode ser uma terapia, quanto uma maneira de economizar na feira, no supermercado e na vida. Também pode ser um jeito de presentear os amigos, manter a saúde, decorar a casa, ter assunto nas festas de família… Se ainda não ficou convencido com essa dica. Volte para a dica número um. rsrs
Com um pouquinho de criatividade e dedicação, essa lista pode ficar muito maior. Por isso, convidamos você a compartilhar essas dicas simples com os seus amigos e as suas dicas ecoalizadoras com a gente. Escreva nos comentários, mande por Direct no @Ecoaliza ou no e-mail: contato@ecoaliza.com.br. Ecoalize!