Separar o lixo, reduzir a carne, eliminar o plástico… Ufa, realmente são muitos detalhes não é mesmo? E olha que nem listei todos. Mas, em termos práticos, sustentabilidade é produzir e consumir sem degradar. Portanto ser sustentável é ter responsabilidade sobre suas escolhas. A seguir, confira um passo a passo bem simples de como praticar a sustentabilidade todos os dias.
Consumo consciente: reduzir o consumo é o primeiro para para viver de maneira mais sustentável. Mas isso não significa que devemos parar de consumir. Muito pelo contrário. Consumo consciente envolve escolhas conscientes, ou seja, comprar de marcas ecofriendly e com propósito sustentável.
Plástico: ele só existe em nossas vidas, pois permitimos que ele exista. Plástico filme, copinho plástico, canudos, garrafinha plástico e etc. Todos eles são objetivos de uso único que não precisam fazer parte de nossas vidas. A menos que você queria. Quando menos você descarta, mais sustentável você é.
Carne: todo mundo sabe que o consumo de proteína animal gera muitos prejuízos para a nossa vida e para a vida do planeta. Parar com a carne, seria o melhor dos mundo, mas como nem todo mundo consegue, a solução é tentar reduzir. Praticar a segunda sem carne, pode ser um começo. Não adianta dizer que não consegue sem dar o primeiro passo, não é mesmo?
Reutilizáveis: a regra é clara, quem reutilize descarta menos. Atualmente existem uma série de produtos reutilizáveis para ajudar a população a gerar menos resíduos. Isso vai da prensa francesa para fazer o café, até o tecido encerado. No MarketPlace da Ecoaliza você encontrará muitas coisas. Clique aqui e confira!
Desperdício: água, comida e energia. Atualmente esses são os recursos mais desperdiçados. Portanto, diminuir o tempo no banho, parar de deixar luzes acessas sem necessidade e comer toda a comida é um caminho.