Não tem como negar. O Natal é para a maioria a época mais feliz do ano. Muitas festas, trocas de presente, momento em família e comidinhas infinitas.
Mas, infelizmente não podemos esquecer que essa é a época em que mais devemos ficar atentos aos nossos atos com o meio ambiente.
Da compra dos presentes à preparação da ceia de Natal. Cada detalhe pode impactar positivamente ou negativamente a natureza. Pensando neste assunto, preparamos um lista de atitudes sustentáveis para todo mundo aproveitar ao máximo as celebrações natalinas, sem peso na consciência.
Compras: A troca de presentes é um momento muito especial. Por isso, antes de sair comprando como um consumista desenfreado, pense sobre a mensagem e o significado do seu presente. Como diria o velho ditado: menos é mais. Um presente feito com o coração pode ter um significado muito maior do que um produto comprado de última hora. Já pensou em surpreender os seus amigos com um pacote de biscoitos artesanais? Ou uma cesta de produtos natalinos? Basta usar a criatividade!
Ceia: Hora de planejar. Papel e caneta para anotar todas as etapas. Primeiro você deve pensar no seu menu e em quantos convidados pretende receber em sua casa. Isso irá ajudar e muito a realizar a organizar uma ceia farta, sem exageros e consequentemente sem desperdícios.
Crianças: Sabemos que todas as crianças esperam por um brinquedo novo no Natal. Mas que tal ajudar a garotada a entenderem desde cedo o espírito do Natal? Antes de comprar o novo objetivo de desejo do seu pequeno, incentive-o a separar os brinquedos e as roupas que ele não precisa mais e encaminhe para a doação. Além de dar um belo exemplo, você irá fazer uma grande economia não comprando itens desnecessários.
Decoração: Atire a primeira bola de Natal quem nunca sonhou com uma casa toda decorada como nos filmes hollywoodianos? Sabemos que essa pessoa não existe. E sabemos também que a nossa realidade é outra. Por isso, nesse exato momento vamos relembrar a lei dos três “R”: reutilize, reduza, recicle. Se você já tem enfeites de Natal, reutilize. Se não têm e saiu para comprar, reduza o consumo. Mas se possível, recicle. Na internet é possível encontrar diversas opções de artesanato simples e sofisticado para abrilhantar a sua decoração de Natal. Com um pouco de criatividade, tudo é possível!
Bônus: Produzir a menos quantidade de lixo possível deve ser o objetivo diário de todos. E isso também se estende as datas comemorativas. Celebre, brinde e comemore. Mas não esqueça de continuar ecoalizando o planeta.