Para deixar a sua semana mais divertida e ecológica, lançamos um desafio. Mas já alertamos: o objetivo da brincadeira é autoanálise, beleza? Não precisa ficar bitolado e muito menos virar o amigo ‘’ecochato’’. Rsrs
Então, comece analisando sua rotina, certo? Veja o que você já está fazendo pela meio ambiente, depois o que precisa melhorar e por último o que pretende mudar em longo prazo. Por fim, organize e prepare-se tranquila (ou tranquilo) para dar um passo de cada vez. Afinal, ninguém é capaz de mudar da noite para o dia.
Siga o cronograma abaixo e ecoalize.
1º Dia – Evite as sacolas plásticas e evite o plástico: ecobag todos os dias. Leve marmita para não ter que comer na rua. Aproveite e leve também o seu copo amigo para onde quer que você vá. Beleza?
2º Dia – Consumo consciente: seja para as roupas, pequenos luxos ou qualquer outra coisa que envolva gastar dinheiro. Reflita sobre seus gastos e tente passar pelo menos um dia da semana sem colocar as mãos na carteira ou pelo menos gastar o mínimo possível de dinheiro. Será que você consegue?
3º Dia – Segunda sem Carne: ou terça, ou quarta. A ordem dos fatores não altera o produto. A questão central e abdicar de pelo menos uma refeição que contenha algum produto de origem animal. Pode ser um pão sem manteiga, por exemplo. Um café sem leite de vaca ou um almoço ou jantar sem carne. Você escolhe!
4º Dia – Um dia sem carro: aqui vale a carona solidária, o metro, a bicicleta ou ate mesmo o Home Office. A ideia e deixar o carro na garagem para diminuir a emissão de gases que aumentam a poluição do ar e contribuem com o efeito estufa.
5º Dia – Kit Sustentável: ecobag, canudo, copo amigo, caneca amiga, talheres reutilizáveis e tudo mais que a sua criatividade permitir.
6º Dia – Desperdício zero: no mercado, compre apenas o que irá consumir. No prato, coloque apenas o que vai aguentar comer. Não deixe luzes acessas e nada de banhos longos. Combinado?
7º Dia – Doe: que tal passar para frente o que você não usa mais? Doar e renovação, novo ciclo. Então mãos a obra e vamos lá!