Da horta para a panela. Você sabia que em média o seu pão de cada dia pode percorrer até 2.400 km antes de chegar ao seu prato?
E que quando você opta por consumir alimentos de produtos locais essa distância pode diminui para 80 km?
Pois bem… a comida vinda de longe usa trinta vezes mais energia para chegar até você. O que consequentemente resulta em mais emissão de CO2 na atmosfera.
E isso é só com o transporte. Sem contar o empacotamento e refrigeração.
Outro detalhe importante é: quanto maior a distância, maior será o intervalo entre colheita e o momento do consumo. O que torna o produto menos saudável.
A folha de alface da sua salada perde cerca de 50% de vitamina C após 24h e 50% dos flavonóides (substância que combate o câncer e problemas do coração) depois de uma semana.
Para mudar essa problemática, você não precisa plantar a sua própria horta. A menos que queira. Mas, estar atento a esse fato já é um bom começo.
E se você conseguir incluir um alimento em qualquer uma de suas refeições todos os dias, já estará contribuindo, e muito para o meio ambiente e com a economia de sua região. Contribuindo com a diminuição da emissão de gases tóxicos e com o trabalho dos produtores locais.
Para quem não têm tempo de comer em casa, a saída é optar por restaurantes sustentáveis. Esses estabelecimentos compram seus ingredientes de produtores locais. Além de se esforçarem para economizar água e energia, eles são totalmente contra o desperdício.
Para saber quais são os produtores locais de sua região e alguns estabelecimentos que adotaram essa causa acesse:
http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos/cadastro-nacional-produtores-organicos
http://aao.org.br/aao/
https://www.walmartbrasil.com.br/responsabilidade-corporativa/sustentabilidade/clube-dos-produtores/
https://truthloveandcleancutlery.com/