Já pensou em morar numa cidade feita de plástico? Se bem que do jeito que o mundo caminha, isso pode não demorar muito a acontecer, né? Continuando… o filme Lórax é uma adaptação do livro escrito em 1971 pelo Dr. Seuss.
Na trama, Lórax, o guardião da floresta tenta impedir que um empresário ambicioso destrua o meio ambiente em troca de dinheiro. Mas, isso não acontece… em Thneedville tudo é feito de plástico, até as árvores. E o pior de tudo, é que a população acha isso o máximo. E o ar é vendido em galões, porque não existe árvores na cidade.
Logo, tecnicamente não existe natureza em canto algum de Thneedville. E o consumo (principalmente por plástico e coisas engarrafadas) é o que reina entre os moradores. E tudo isso só aconteceu, porque um dia, o desmatamento de todas as árvores aconteceu.
De 1971 para 2020
A obra do Dr. Seuss já tem 49 anos, mas parece que nada mudou, não é mesmo? Infelizmente ainda continuamos a engarrafar coisas e desmatar as florestas. Mesmo depois de tanto tempo, parece que ainda não sabemos qual é o nosso papel na Terra e como devemos preservar o meio ambiente.
O filme também nos mostra de maneira muito criativa o papel no Marketing e da Publicidade no meio dessa bagunça toda. E nos leva a refletir também sobre o nosso papel de consumidor perante a sociedade.
A obra também faz menção a poluição dos rios e do ar. Afinal, é impossível respirar ar puro sem nenhuma árvore por perto, não é mesmo? Tanto o filme quanto o livro são ótimas ferramentas para refletirmos somos os nossos hábitos. E também uma maneira descontraída de ensinar para as crianças sobre sustentabilidade e preservação.
Então, que tal preparar uma sessão pipoca para daqui a pouco e ver (ou rever) esse filme tão fofinho com a família (ou sozinho (a))? Ah, bônus importante: o filme tem várias músicas linda também. Vale cada momento. Assista!