Será que você sabe o que de fato é viver em sustentabilidade? Semana passada estava no perfil de uma blogueira muito famosa, que estava falando sobre o ESG. Até aí, tudo bem, certo? O curiosos dessa história é que tinham várias seguidoras escrevendo nos comentários: mas o que é ESG?
Então fiquei pensado: se as pessoas não sabem o que é ESG, que já é uma sigla tão popular, será que elas sabem o que é Carbono Neutro, Economia Circular, Consumo Consciente, Logística Reversa?
Não tenho como saber, mas sei que você que está lendo esse texto, com certeza deve conhecer alguém que possivelmente ainda não conheça esses termos. Por isso, preparei uma lista com alguns termos, muito importantes, que todo mundo precisa conhecer, para aprender a viver genuinamente em sustentabilidade. Confira a seguir:
Sustentabilidade: é viver em harmonia com o meio ambiente causando o mínimo de impacto possível com suas ações do dia a dia. Seja na roupa que você veste até a comida que você come. A sustentabilidade precisa ser praticada por governos, empresas e população.
Sustentável: é tornar uma projeto ou uma ação escalável para duas ou mais pessoas. Ser sustentável é compartilhar inovação.
ESG: é o conjunto de práticas ecologicamente corretas praticadas por empresas que acreditam no desenvolvimento sustentável. A sigla do inglês significa Environmental, Social, Governance e deve ter como objetivo o bem comum do meio ambiente, organizações e população.
Greenwashing: em livre tradução do inglês, seria ”banho verde”, discurso usado por empresas que se dizem sustentáveis, quando na verdade não são.
ODS: conjunto de metas sustentáveis para tornar o mundo mais justos e sustentável para todas até 2030. Clique e saiba mais aqui.
Carbono Neutro: é quando uma empresa tenta de alguma maneira compensar a suas emissões de CO2 na natureza. Exemplo: replantar árvores.