De 1960 a 2000 a população mundial dobrou de 3 bilhões para 6 bilhões. E até 2050, a projeção é que o planeta tenha que abrigar mais de 9 bilhões de pessoas. Em contrapartida, não vemos uma evolução das pessoas em relação a preservação do meio ambiente.
De acordo com Stuart Butchart, pesquisador-chefe da ONG Birdlife International, entende que o consumo descontrolado das nações desenvolvidas, ainda é um grande problema para o nosso planeta. E se considerarmos as famosas datas temáticas criadas pelo comercio, nem temos como contestar o Stuart, certo?
Para se ter uma ideia do tamanho da nossa irresponsabilidade, o Reino Unido por exemplo, consome 4 vezes mais que a Índia. E nos EUA, o consumo é 7 vezes maior. E para piorar, essas pessoas compram produtos importados, de países que não se preocupam com a preservação do meio ambiente. Com isso, além de transferirem a culpa, ainda são coniventes como a degradação da natureza.
Mas como podemos resolver esse problema?
Não é segredo que sustentabilidade é responsabilidade compartilha, ou seja: todo mundo precisa fazer a sua parte. E quando incluímos ”todo mundo”, estamos falando de governo, empresas e consumidores.
Para Toby Gardner, pesquisador da ONG Stockholm Environment Institute cada país precisa ter criar regras precisas que proíbam a importação de produtos produzidos de forma não sustentáveis. Não importa o que seja!
Mas, como sabemos que essa é uma questão política, a única coisa que nos resta é realmente boicotar as marcas que não são ecologicamente corretas. E além disso, sempre dar preferência aos produtos nacionais.
Desmatamento x Consumo
Pouca pessoas sabem que o desmatamento só existe para a criação do gado, e que a soja serve de ração para o boi. E que nessa história toda, nada é sustentável. Mas, essa ordem cronológica dos fatos, só continuam porque é mais fácil e mais barato.
Um estudo publicado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no dia 29 de abril de 2016 mostrou que a produção mundial de alimentos é suficiente para suprir a demanda das 7,3 bilhões de pessoas que habitam a Terra. No entanto, metade disso é desperdiçado ou serve apenas para alimentar os animais. E mais uma vez, somente o consumo consciente, será capaz de mudar o enredo desta história triste.
Comprar ou não comprar, eis a questão
Considerando que estamos em 2021, o que temos que ter em mente é que o ato de comprar, só é insustentável quando não é planejado. Se você não conhece a história da marca, não tem como saber se está compactuando positivamente o negativamente com a empresa em questão. E quanto mais você compra de empresas não sustentáveis, mais você contribui para a degradação do meio ambiente.
Por outro lado, quando você boicota empresas irresponsáveis (não comprando), e apoia empresas ecologicamente corretas, direta ou indiretamente, você contribui com o crescimento sustentável dessas empresas e ajudam a construir uma sociedade mais justa, consciente e sustentável.
O ato de comprar deve ser sempre consciente! Seja no shopping, nas compras online, durante as viagens e principalmente no mercado. Somente com a mudança de comportamento é que iremos conseguir salvar o nosso planeta. Pense nisso e ecoalize!