Há apenas oito quilômetros da capital Malé, Thilafushi é considerada a maior ilha de lixo do Oceano Índico. Um cenário bem diferente daquele que gera inúmeras curtidas nas redes sociais.
Todos os dias são despejadas mais de 400 toneladas de lixo no local. De garrafas de champanhe a bateria de celular.
De acordo com a ONG ambiental, Blue Peace, que desde 1989 trabalha na proteção do arquipélago maldívio, a superfície atual da ilha tem o tamanho equivalente a 70 campos de futebol e todo resíduos descartado no local é proveniente dos resorts da região.
Anualmente são recebidos nas ilhas mais de 500 mil turistas e calcula-se que cada uma dessas pessoas produza por dia três quilos e meio de lixo, o dobro produzido por um habitante da capital e cinco vezes mais em relação a um habitante local.
Atualmente Thilafushi se estende por uma faixa de sete quilômetros de comprimento, mas estatística indicam que a ilha de lixo cresce em média um metro quadrado por dia.
Além disse, o fato de todos os resíduos serem transportados via mar, facilita a contaminação do oceano, pois não há padrões de segurança para o transporte dos desejos. A ONG Blue Peace caracteriza a ilha como uma grande “bomba tóxica no meio do oceano”.
Fonte: Globo.com