O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) oferece diversas oportunidades para pessoas que desejam fazer a diferença em comunidades ao redor do mundo. O voluntariado pode ter um caráter formal com pessoas treinadas em áreas específicas como medicina, educação e resgate ou pode ser informal quando acontece sob demanda em diferentes frentes.
As atividades do voluntariado podem ser online ou presenciais, são diversas e pessoas com background dos mais variados e com diferentes idades podem participar. Elas estão ligadas a agências e organizações conectadas a ONU e são sempre vinculadas com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O processo é competitivo por isso a primeira recomendação é sempre preencher tudo o que for necessário de forma completa e autêntica, mas acima disso encontrar uma causa que faça sentido para você.
1- Criar uma conta no site
O primeiro passo é criar uma conta na plataforma oficial do voluntariado da ONU. Após entrar no site da UNV.org basta acessar o UVP Login. A UVP (Unified Volunteer Platform) é a plataforma que concentra todas as oportunidades de voluntariado, onde as tarefas são encontradas e por onde os certificados são enviados.
2- Criar um perfil
Uma vez criada a conta agora chegou a hora de preencher o perfil detalhando suas qualificações, experiências profissionais e áreas de interesse. Sempre deixe seus dados para contato atualizados. Quanto mais informações forem preenchidas, inclusive sobre os interesses e as línguas que fala, maiores as chances de ser selecionado.
3- Filtrar as oportunidades
O primeiro filtro a ser selecionado é se o voluntariado será online ou presencial. Na modalidade online existem várias oportunidades como tradução, edição, design, pesquisa, desenvolvimento de projetos, programação e liderança. As oportunidades presenciais também são diversas como assistente de projetos e oficial de direitos humanos e o voluntário tem suas despesas básicas cobertas.
As tarefas são chamadas de DoAs (Description of Assignment) no site e quando selecionadas cada uma delas vai trazer o ODS relacionado, qual a duração total e o tempo esperado de dedicação, é fornecido também um contexto e as razões para a tarefa ser realizada, quais idiomas são obrigatórios e preferenciais e uma descrição detalhada do trabalho.
4- Aplicação para o voluntariado
Após ter selecionado a oportunidade que se encaixa no seu perfil, no que você ama e se enquadra na sua rotina, chegou a hora de preencher detalhadamente o formulário que inicia perguntando qual sua motivação para aquela vaga. É nessa parte que deve-se mostrar sua conexão com a causa, qual seu interesse e mostrar como você pode fazer a diferença. É perguntado também quanto tempo de experiência você possui para aquela tarefa específica, quanto tempo tem disponível para desempenhar e considerações finais. Sempre preze pela verdade e seja você mesmo nas respostas, falando da maneira mais completa possível, será como um cartão de visitas.
Quem não é visto, não é lembrado
Estar cadastrado na plataforma não é garantia de que será selecionado para uma oportunidade. A primeira seleção é feita pela equipe da UNV analisando todo o histórico profissional, acadêmico, motivação e conexão com o trabalho voluntário. Passando por essa rodada a organização ou agência da ONU relacionada a tarefa fará uma entrevista baseada em competências e seguirá com os próximos passos.
O voluntariado da ONU é uma oportunidade incrível não apenas para adquirir conhecimento e para incrementar o currículo mas principalmente para ampliar a consciência de comunidade global, contribuir efetivamente para o alcance da Agenda 2030, estar ciente das questões mundiais compreendendo por dentro as complexidades de cada comunidade, entendendo o que é ser sustentável em todas as facetas e finalmente, de fazer a diferença no mundo.
*Conteúdo produzido pela colunista Thais Scharfenberg