A Gerando Falcões e o Sport Club Corinthians Paulista se juntam numa parceria de longo prazo para a superação da pobreza nas favelas e periferias de São Paulo, conectando as tecnologias sociais da ONG com as ações de responsabilidade social do Timão. O pontapé inicial será em apoio ao novo negócio social da Gerando Falcões, intitulado ASMARA (de “As Maravilhosas”), iniciativa que atua na venda direta de itens de vestuário e promove empoderamento e geração de renda para o público feminino que vive em favelas e periferias na cidade de São Paulo.
“Vamos unir três grandes forças: a Gerando Falcões, o Corinthians e a sua torcida apaixonada. Será o maior contra-ataque à pobreza da história do futebol. Nosso objetivo é criar oportunidades, inspirar e construir um futuro melhor, além de acelerarmos a saída de milhares de mulheres da pobreza. Esse apoio é essencial para superarmos obstáculos e oferecermos vida digna às pessoas, assim como a importância de estimular a moda circular, aumentando o tempo de uso de peças de vestuário doadas para projetos tão especiais como este que temos aqui, focado na mulher e na geração de renda”, destaca Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões.
A torcida alvinegra poderá mostrar toda sua força doando itens de vestuário:
- feminino
- masculino
- infantil
- bolsas
- chapéus
- cintos
- cachecóis
- relógios de pulso
- óculos de sol
- brinquedos em bom estado.
As doações devem ser levadas ao estádio e depositadas em caixas e sacolas personalizadas espalhadas próximas dos portões de entrada da Neo Química Arena, estádio do clube, no jogo contra o Atlético Mineiro, na estreia do Campeonato Brasileiro. Os pontos de coleta ficarão disponíveis ao longo do ano também em outros jogos do time com o objetivo de incentivar a doação orgânica e habitual do público.
Além disso, o Corinthians e a Gerando Falcões vão colaborar na comunicação do programa por meio de uma diversidade de canais, desde redes sociais até os telões da arena. Com a ação, o Time do Povo ajudará a impactar a vida de 15 mil mulheres até o fim de 2024, além de contribuir com a meta de arrecadação de 3 milhões de peças de roupas que serão vendidas pelas mulheres do programa ASMARA nas suas comunidades, conquistando autonomia e superando a pobreza.
“O Corinthians e a Gerando Falcões são instituições de muita sinergia: um clube com uma torcida massiva e uma ONG com impacto social tão importante. Temos certeza que esta será uma parceria que ajudará a empoderar muitas mulheres nas periferias, criando um círculo virtuoso”, afirma Augusto Melo, Presidente do Sport Club Corinthians Paulista. Para Armando Mendonça, Vice-presidente corinthiano e um dos articuladores da parceria, a colaboração marca um passo audacioso rumo a um futuro mais inclusivo e solidário para todos. “Juntos, estamos comprometidos em criar um impacto duradouro no tecido social do Brasil, reconhecendo o enorme potencial desta ação. Acredito firmemente que, por meio dessa parceria, poderemos transformar vidas e inspirar gerações futuras a construir um mundo mais justo e equitativo”, complementa Mendonça.
Como funciona o projeto ASMARA
Os itens que abastecem ASMARA são enviados por meio do sistema de logística do Centro de Distribuição da Gerando Falcões, responsável pela coleta de todas as doações, triagem, separação e distribuição para as ONGs parceiras integrantes da Rede Gerando Falcões. Cada mulher “Mara” recebe mensalmente um kit com 80 itens, entre roupas e sapatos, vindos de doação e com preços variados e 80% mais baratos se comparados ao mercado tradicional.
O objetivo de cada “mara” é realizar a venda direta desses itens em sua própria comunidade em um prazo de 45 dias. Caso sobre algum item para ser comercializado, o mesmo retorna para o estoque do projeto e é enviado para outra comunidade que possa ter interesse nessa peça. O projeto também recebe doações mediante a agendamento de coleta para os moradores que residem na cidade de São Paulo e Região Metropolitana. É possível agendar por meio do link: doebazar܂gerandofalcoes܂com ou ligando para (11) 3426-9800.