Em um mundo onde o consumo consciente se torna cada vez mais vital, o Ateliê Camila Lovisaro se destaca com uma iniciativa inovadora: o Projeto RE.CICLO. Lançado há quatro anos, o projeto permite que o ateliê crie joias personalizadas sem a necessidade de adquirir novos metais preciosos, como ouro e prata. A chave para essa conquista está no reaproveitamento de peças antigas dos próprios clientes. O RE.CICLO é um serviço de revitalização de joias que convida os clientes a darem uma nova vida a peças de família ou àquelas que já não usam mais.
O processo é simples: o cliente envia suas joias de ouro 18k ou prata 950, o ateliê as avalia e, então, o material é fundido para a criação de uma nova joia, totalmente personalizada. A matéria-prima que antes estava guardada em uma gaveta se transforma em uma peça exclusiva com uma nova história.
Além de ressignificar as joias, o projeto promove uma série de benefícios ambientais e econômicos. Ao otimizar o uso de recursos já extraídos, a iniciativa reduz a demanda pela mineração de ouro e prata, e de pedras, já que as gemas dos clientes também podem ser usadas nas joias que serão confeccionadas. Esse processo se alinha a um consumo mais sustentável e consciente. Para o cliente, há uma significativa redução de custos, já que a matéria-prima principal é fornecida por ele mesmo. Peças quebradas, como correntinhas e brincos, ou até mesmo alianças de família, encontram um novo propósito através dessa prática inovadora.
Impactos ambientais da mineração e a importância do Projeto RE.CICLO
A extração de ouro é um processo com impactos ambientais severos. A mineração, seja em grande escala ou por garimpos, leva ao desmatamento e à alteração de ecossistemas inteiros. Para chegar às reservas de ouro, grandes áreas de floresta são derrubadas, o que resulta na perda de biodiversidade e na erosão do solo, entre outras questões.
É nesse cenário que iniciativas como o Projeto RE.CICLO, do Ateliê Camila Lovisaro, ganham uma importância fundamental. Ao incentivar o reuso de ouro, prata e pedras que já estão em circulação, o projeto minimiza a necessidade de extrair novos metais e minerais da natureza.
Dessa forma, ele contribui diretamente para a redução dos impactos ambientais negativos da mineração, como o desmatamento e a contaminação por mercúrio. Para as joias que não são criadas dentro do projeto, o ateliê também busca soluções sustentáveis, como a compra de metais de reuso do YBY Bank. O Projeto Reciclo promove um ciclo de consumo mais consciente e sustentável, mostrando que é possível criar e inovar (pensando no futuro e com redução de danos). sem exaurir os recursos naturais do planeta.