Do presente de aniversário ao material escolar. Sabemos que em qualquer uma dessas, situações alguns limites são necessários. Ao mesmo tempo que a única coisa que queremos é ver o sorriso de felicidade estampado no rosto de nossos pequenos. Não é mesmo?
Mas, por outro lado, também sabemos que nem tudo que está disponível no mercado é de real importância para o desenvolvimento saudável de nossas crianças.
A seguir, confira algumas dicas práticas e reflita se você está contribuindo de maneira positiva para o crescimento de futuros cidadãos ecologicamente sustentáveis.
Festa de Aniversário: Será mesmo que o seu pequeno faz (ou fez) questão da festa de aniversário megalomaníaca que foi planejada antes mesmo dele nascer? No fundo, sabemos que boa parte de todo que alvoroço traduz as suas expectativas. Não é mesmo? Acontece que se a criança cresce nessa ritmo de festa, dificilmente vai se acostumar com um bolinho na sala de jantar quando tiver 10 anos.
Material escolar: Quantas vezes você parou para verificar a real necessidade de trocar todo material escolar em função de um único personagem? Essa é uma análise que pode e deve ser feita em todo o contexto do ano escolar. Será que ele ou ela vai mesmo precisar de um tênis novo? Caixa de lápis de cor com 50 cores? Etc, etc e etc… Essa é sem dúvida, uma maneira prática e muito saudável de ensinar sobre sustentabilidade, logo nos primeiros anos de vida.
Passeios: Todo mundo tem direito ao lazer. Mas, não precisamos associar essa necessidade a outros hábitos, certo? Pense sobre quantas vezes o seu momento de lazer com as crianças foi um passeio no shopping em que cada um teve direito a realizar uma compra desnecessária? Pensou? Ótimo! Agora pense como esse ‘’momento’’ poderia ser muito mais proveitoso em um piquenique no parque ou em uma viagem em família?
Alimentação: Infelizmente, nem todo mundo possui boa e intensa relação com a comida. E isso, sem dúvida reflete diretamente em transtornos, muitas vezes irreversíveis na vida adulta.
Uma criança precisa saber a importância da boa alimentação e conceitos básicos sobre o desperdício.
Durante os primeiros anos de vida, não deixe de incentivar a alimentação saudável de seus pequenos e cuide para que eles continuem a manter esses bons hábitos mesmo depois da vida adulta. E não se esqueça: crianças são guiadas pelos exemplos dos pais. Não adianta nada pedir para o seu filho tomar água e você não faz o mesmo.
Preservação do meio ambiente: Essa é uma questão de responsabilidade única e exclusiva dos pais. Afinal, ninguém nasce sabendo diferenciar o certo do errado, não é mesmo? Portanto, se o seu filho ver você jogando lixo no chão, não tenha dúvida de que ele irá fazer a mesma coisa. Logo, a educação ambiental é uma tarefa diária, que nunca deve ser negligenciada. Seja com o papel de bala ou com qualquer outro tipo de lixo que precise ser descartado de maneira correta. Ecoalize!
Respeitar os animais: Seu filho não precisa ser amante dos animais. Mas, por outro lado, ele precisa saber que comprar sapato feito com couro de jacaré, não é uma atitude ecologicamente correta. E que invadir o habitat natural de qualquer outra espécie, também não é legal.
Esses são alguns conceito básicos de sustentabilidade que você pode passar para qualquer crianças. Filho, sobrinho, irmão caçula… Faça a sua parte e ajude a construir uma sociedade mais consciente.