Segundo dados do IBGE, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos maiores produtores de resíduos eletroeletrônicos do mundo, e o primeiro da América do Sul. Atualmente, o país conta com 5570 municípios e cerca de 212.583.750 habitantes. Para minimizar o impacto ambiental e promover a economia circular desses resíduos, a Circular Brain investiu na criação de uma rede, responsável por implementar 15.664 pontos de descarte gratuito de eletroeletrônicos.
“Para chegarmos a esse número, fizemos diversas parcerias, como Correio, Kabum e Jadlog, usando uma estrutura que já existe para ampliar os pontos de coleta e facilitar a vida da população”, explica Lívia Santarelli, Gerente de Marketing da rede.
O objetivo agora, é ampliar o número de itens descartados nesses pontos, já que o serviço é gratuito e está cada vez mais próximo da população. “Esses itens ficam acumulados nas gavetas, armários, caixas e geralmente, vão parar em lixo comum, causando prejuízo para o meio ambiente e isso não faz sentido. Com tanta facilidade, o desafio é fazer com que essas informações cheguem ao maior número de pessoas possível”, explica Lívia.”
Como descartar?
Só em São Paulo, cidade mais populosa do país, com 11.450.000 de habitantes, o número de resíduos gerados é de 131.675.000 quilos/ano, o que representa dois estádios do Pacaembu completamente lotados.
Para descobrir qual o ponto de descarte mais próximo da sua residência, basta acessar o site www. circulare.com.br/descarte-de-eletronicos, clique em “Soluções”, e depois em “Descarte Nacional”. Preencha seus dados, coloque o cep e o sistema fará a indicação.
“É muito simples, e com exceção dos Correios, não é preciso imprimir nada, basta gerar o QR Code e apresentar no local”, explica Lívia.
O que pode ser descartado?
Podem ser descartados:
- celulares quebrados, com defeito ou fora de uso
- cabos de energia
- computadores
- notebooks
- brinquedos eletrônicos
- eletroeletrônicos de pequeno porte
- controle remoto
- televisores
- tomadas, entre outros
Podem ser descartados:
- não eletrônicos
- pilhas
- lâmpadas
- toners
- baterias
- tv de tubo.
Itens maiores de 30 kg, como geladeiras, fogões, lava-roupas de qualquer marca, podem ser retirados gratuitamente por meio da coleta domiciliar fornecida pelo Sistema de Logística Reversa da Whirlpool. Para mais informações, acesse o site https://circulare.com.br/logisticareversa/whirlpool/.
Todo o material arrecadado é encaminhado para recicladores autorizados e legalmente capacitados para realizar a coleta e processamento com rastreabilidade de todos os componentes.