Lançada em 2018, a linha Ecoknit, desenvolvida pela Penalty, marca 100% brasileira de artigos esportivos, continua expandindo e sendo exemplo de sustentabilidade em seu setor de atuação. A coleção é atualmente responsável pelo reaproveitamento de quase 2 milhões de garrafas pet.
Desde o ano de seu lançamento, a linha já conta com mais de 10 produtos, incluindo bolas, meias, acessórios, tênis para futsal e chuteiras para campo e society. Em destaque, está a bola S11 Ecoknit, considerada a mais sustentável do mundo e detentora do selo máximo de qualidade Fifa (FIFA Quality Pro). Um novo modelo, nas cores vermelha e branca, com ilustrações 2D em seu design, foi lançado recentemente para as competições de futebol deste ano, sendo usado nos campeonatos Paulista e Carioca.
Alguns números chamam a atenção: para se produzir uma bola S11, 62% de seus materiais é sustentável, incluindo insumos provenientes da cana-de-açúcar e cerca de quatro unidades de garrafas pet por bola. Já para uma chuteira, é preciso uma unidade. Com uma garrafa e meia, é possível fazer 1 metro quadrado de tecido, que se transforma em cinco pares de meia.
Até o momento, a iniciativa já foi responsável pela fabricação de mais de um milhão de itens produzidos por meio dessa tecnologia sustentável. Todo o processo de produção ocorre inteiramente em solo brasileiro, nas cidades de Itabuna e Itajuípe, na Bahia, e Bayeux, na Paraíba.
Com essa linha, a marca reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e tecnológico, como afirma o Gerente de P&D da Penalty, Alexandre Marcus Allgayer: “É uma marca expressiva e que fortalece o nosso trabalho em prol da preservação. O grande diferencial da linha Ecoknit é conseguir oferecer um produto que traz sustentabilidade, conforto, qualidade e durabilidade para a alta performance. É um desafio complexo, mas que tem gerado um resultado positivo para a empresa, para os clientes e para o meio ambiente”.