Garantindo a sustentabilidade ambiental, a Volkswagen vai doar todas as lonas utilizadas em seus estandes para reciclagem e durante o The Town 2025, a marca também distribuirá cordões de celular, entre outros brindes produzidos pela Divina Agulha, um empreendimento participante do projeto social Costurando o Futuro, da Fundação Grupo Volkswagen.
Upcycling para transforma o futuro
O convite para integrar a ação conecta a ativação de marca a um compromisso com a comunidade: promover o empreendedorismo feminino, além de dar nova vida aos tecidos automotivos em novos produtos.
“Estar no The Town 2025 com o Costurando o Futuro é uma oportunidade de mostrar, para milhares de pessoas, como iniciativas de moda sustentável podem gerar impacto social positivo. A formação profissional, aliada ao retorno financeiro para as costureiras, seus negócios e famílias, favorece a mobilidade social dessas mulheres, transformando vidas por meio do empreendedorismo digno”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor geral da Fundação Grupo Volkswagen.
Ao integrar o projeto Costurando o Futuro à sua participação no festival, a Volkswagen amplia o alcance de uma iniciativa que traduz, na prática, valores de sustentabilidade, inclusão produtiva e diversidade. Criado pela Fundação Grupo Volkswagen em 2009, o Costurando o Futuro contribui para o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura.
Os empreendedores passam por qualificação técnica e formações voltadas ao planejamento de negócios, vendas, marketing, atuação em rede, entre outras. Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. O projeto já formou mais de 1.000 empreendedores e reaproveitou mais de 100 toneladas de tecidos.