O restaurante do Instituto Baccarelli completou um ano de atividade desde sua reinauguração, e já se consolida como uma das principais frentes de sua atuação. A cozinha fica sob a gestão do Instituto Capim Santo, da chefe Morena Leite. O restaurante está localizado no Núcleo Heliópolis, o espaço oferece:
- 15 mil refeições por mês
- alimentando alunos e suas famílias
- e formação completa em gastronomia e empreendedorismo
Em 12 meses de atividade, o Restaurante Baccarelli acumula números que impressionam de:
- 79.415 refeições entregues
- 3 turmas de gastronomia profissional – totalizando 75 pessoas atendidas
- e mais de 1.709 pessoas impactadas diretamente pela iniciativa, entre alunos, suas famílias e profissionais envolvidos
Como tudo começou?
Em 2020, com a pandemia, o Instituto Baccarelli percebeu que sua missão precisava ir além da música. Para apoiar as famílias atingidas pela grave crise socioeconômica que se instalou no país, a instituição passou a angariar e distribuir alimentos e itens de primeira necessidade. Ao longo de 3 anos, a campanha oferece mais de mil toneladas para a comunidade.
Entendendo o combate à fome e à insegurança alimentar como uma frente permanente de suas atividades, o Instituto deu um passo adiante, e reinaugurou o Restaurante Baccarelli, transformando o espaço em local de alimentação e formação profissional.
Assim, o espaço, que hoje é gerido em parceria com o Instituto Capim Santo e patrocinado pela B3 Social, passou a ser configurado com duas principais premissas de atendimento:
- a distribuição diária de refeições, sendo café da manhã, almoço, café da tarde e marmitas
- profissionalização na área por meio do curso de gastronomia profissional
O maestro Edilson Ventureli, CEO do Instituto Baccarelli, lembra da importância do restaurante para as crianças e adolescentes atendidas, mas também da relevância que esse espaço ganha na comunidade ao redor.
“O Restaurante foi criado para ampliar a vocação da instituição, proporcionando educação musical e cultural que transforma, e oferecendo um ambiente completo, onde os alunos podem estudar, conviver e se alimentar. O Restaurante Baccarelli expande e complementa o nosso trabalho em Heliópolis”, destaca.
Uma das alunas que se beneficiam do funcionamento do restaurante é Gabriela Lindozo, que estuda há 6 anos no Instituto, é aluna de contrabaixo e participa atualmente da turma Coral Juvenil II. Ela conta que costuma se alimentar no Restaurante quatro vezes na semana, geralmente no horário do almoço e lanche da tarde.
“A comida é muito boa e eu até aprendi a comer coisas novas. Aprendemos também a não desperciçar comida. Eu adoro ter esse espaço na minha rotina porque eu passo o dia no Instituto, chego na hora do almoço e estudo até as 21h, então é lá que eu recupero minhas energias para ter aulas com mais disposição”, afirma a jovem.
Cada detalhe do cardápio é pensado tendo como base o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento elaborado pelo Ministério da Saúde que determina estratégias para a promoção de uma alimentação adequada e saudável.
“Pensamos principalmente no equilíbrio nutricional, os pratos são sempre variados e coloridos, e procuramos respeitar os hábitos alimentares do público, bem como analisar a aceitação do nosso público a determinadas refeições”, conta Mariane de Andrade Silva, uma das nutricionistas do Instituto Baccarelli.
Um trabalho em constante evolução, e respeitando princípios da sustentabilidade, como ressalta a profissional: “É importante ressaltar que sempre respeitamos a sazonalidade, ou seja, servimos frutas, verduras e legumes da época”.
Novidade e saúde no prato
Mariane conta ainda que tem notado um grande impacto, principalmente, no público infantil, já que o cardápio busca incluir também alimentos que geralmente as crianças não têm tanto acesso, como:
- lentilha
- repolho roxo
- couve-flor
- grão-de-bico
“Mesmo com a resistência em provar, faço um trabalho de educação nutricional para incentivar o consumo. É bem interessante: buscamos conhecer a história de cada aluno que passa por aqui, e, por isso, além de servir alimentos variados, garantimos uma refeição bem completa em termos nutricionais”, afirma a nutricionista.
Quem também se orgulha em fazer parte dessa história é Eciane Ferreira de Araújo. Ela tem três filhos que estudam no Instituto Baccarelli e, para completar, faz parte da equipe de cozinha do Restaurante. A filha mais velha, Jamilly, de 16 anos tem síndrome de down, e faz parte da musicalização transformadora da instituição há 8 anos. A filha do meio, Isadora, de 10 anos, faz aulas de coral e viola, e o mais novo, Jonas, de 3, acaba de ingressar na musicalização infantil. Ela conta que lutou muito para fazer parte do curso de gastronomia profissional oferecido pelo Instituto Baccarelli.
“Foi um divisor de águas na minha vida. Isso agregou na rotina, na questão da alimentação, no ato de cozinhar com amor. A gente tem muito carinho e dedicação em cada alimento que é preparado para as crianças. Muitas delas experimentam coisas que nunca comeram antesm e eu acho isso muito valioso, tanto enquanto funcionária do restaurante, quanto como mãe de alunos”, destaca a cozinheira. “É gratificante ver que as crianças saem mais animadas e com mais energia para as aulas depois de passarem pelo restaurante, afinal, sem alimentação, a gente não consegue fazer nada na vida”
A parceria com o Instituto Capim Santo (ICS) proporciona cursos de gastronomia profissional com certificação, movimentando ainda mais a economia local e expandindo as possibilidades de atuação da comunidade. A instituição ainda promove ações de sustentabilidade e desperdício zero, tendo como base uma gastronomia consciente e sustentável para todos. Seguindo por esse caminho, o Restaurante Baccarelli se mostra uma importante plataforma na busca por desenvolvimento social e crescimento saudável de Heliópolis.
A diretora executiva Mariana Fragoso do Instituto Capim Santo traz para a iniciativa algo que está no DNA da instituição: uma comida afetiva, de qualidade, sustentável e nutricionalmente balanceada. “As famílias recebem diariamente uma boa alimentação, que é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar em todas as fases da vida. Além disso, temos o curso de gastronomia, que fortalece nossos alunos para que eles tenham mais autonomia”, destaca.
Distribuição de marmitas para combate emergencial
Rebeca Chaves é mãe de Helena, uma das alunas de balé e musicalização infantil do Instituto Baccarelli, que aproveita para almoçar e lanchar duas vezes por semana após as aulas. Após ter sua família cadastrada para o recebimento de marmitas, Rebeca conta que hoje, depois de conseguir um novo emprego e se reorganizar financeiramente, conseguiu finalizar sua participação. “Eu recebi marmitas deliciosas por um tempo e era ótimo, a família toda comia. Mas, como não tinha mais a necessidade, cedi o espaço para que possam ajudar outras pessoas no meu lugar”.
A ideia da campanha é que cada vez mais famílias possam seguir justamente o caminho trilhado por Rebeca, com as marmitas servindo de apoio nos momentos de dificuldade e ajudando na economia familiar, para em seguida trilhar um caminho de autonomia alimentar – regorganizando a vida de sua família, e abrindo espaço para outros beneficiários. O Restaurante Baccarelli comemora um ano de muita atividade, saúde, nutrição e movimento em Heliópolis, mostrando que o Instituto Baccarelli e a comunidade têm força para chegarem juntos cada vez mais longe.
Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli foi criado em 1996, após um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), que decidiu fazer algo pelas famílias desamparadas após um incêndio na favela de Heliópolis. A missão de transformação e inclusão social por meio da educação começou com o ensino de música para 36 crianças. Hoje, o Instituto Baccarelli é uma das organizações sociais mais respeitadas do país, e é responsável por 13 polos educativos da cidade de São Paulo – a escola de música em Heliópolis e as 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, que administra em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo.
Sua sede, em Heliópolis, é um prédio moderno e com alto padrão de excelência para o ensino da música e da dança. Além de atender 1.400 alunos anualmente, o Núcleo Heliópolis mantém 4 grupos artísticos – entre eles, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, primeira orquestra nascida em uma favela. Com direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, o trabalho de impacto social promovido em Heliópolis é um grande exemplo de sucesso em nosso país. Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar, e irá inaugurar o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em um território de favela.
Toda essa experiência acumulada em quase 3 décadas preparou o Instituto Baccarelli para desafios maiores. Em 2022, por meio de termo de parceria assinado com a SME, assumiu a gestão de 12 CEUs da cidade de São Paulo. Dessa forma, amplia sua atuação oferecendo a educação em suas mais diferentes formas, incluindo esporte, cultura e lazer, para mais 12 territórios da cidade. Seguindo as diretrizes estabelecidas pela SME, o Instituto Baccarelli tem como marca de sua gestão a transparência e o diálogo constante com população, poder público e instituições parcerias, sempre em prol do desenvolvimento da educação na cidade de São Paulo.